Muitas vezes a data de expiração é um dado indicativo, portanto, antes de jogar fora a “boa comida” pense duas vezes! Descubra quais alimentos você pode consumir mesmo após a data de validade sem risco: confira a galeria!
Nem tudo é para ser jogado fora
Quantas vezes você jogou um produto no lixo quando percebeu que a data de validade já havia passado? É normal que tenhamos medo de ser envenenados por comer alimentos vencidos, porque é o que sempre nos disseram, mas isso não significa que todos os produtos não possam ser consumidos mesmo após a data recomendada.
Crédito: © unsplash / Morgane PerraudAlimentos enlatados
Grão-de-bico, atum, feijão verde, milho e outros tipos de conservas podem ser consumidos até 1 ano após a data de validade, se armazenados em local seco e fresco.
As latas devem estar em perfeito estado, não devem ter manchas de oxidação ou inchaço, o que significa que ar e possivelmente bactérias entraram, oxidaram e estragaram os alimentos.
Crédito: © unsplash / aren Laårk BoshoffSopa instantânea
As sopas instantâneas podem ser guardadas por alguns meses após a data de validade. Você não terá problemas em consumi-las, deve apenas fervê-las adequadamente durante a preparação.
Crédito: © unsplash / Louis HanselSalsicha
Se conservados corretamente, elas se manterão por até 10 dias após a data de validade. Lembre-se de levá-las à uma alta temperatura antes do consumo, nada de tirar da embalagem e comer. Mesmo levando isto em consideração, se as salsichas cheiram muito forte, não hesite em descartá-las para evitar qualquer envenenamento.
Crédito: © unsplash / Bruno KelzerLegumes congelados
Os alimentos congelados podem ser consumidos alguns meses após a data de validade indicada no rótulo. Se você estiver congelando produtos que acabou de cozinhar, indique com um marcador uma data que não exceda dois meses a partir de seu congelamento.
Crédito: © unsplash / Allen RadLeite longa vida
Este tipo de leite pode ser armazenado em boas condições por até um mês após sua data de validade. Sempre falamos de leite em um recipiente fechado. Uma vez aberto o recipiente, o leite pode ser mantido na geladeira por 2-4 dias, dependendo do tipo de leite (pasteurizado, esterilizado, UHT).
Crédito: © unsplash / mirza mustofaMassa fresca
As massas frescas, como o ravioli ou tagliatelle, são embaladas em uma atmosfera modificada (MAP), portanto perfeitamente conservadas. Portanto, podem ser consumidas até 15 dias após a data de validade.
Crédito: © unsplash / Macarena MoragaCafé
O café pode ser consumido até um ano após sua data de validade, desde que o recipiente esteja hermeticamente fechado.
Uma vez aberto, é melhor não exceder a data de validade indicada. Ele pode até não fazer mal, mas o sabor estará bem diferente!
Crédito: © unsplash / Tamas PapFarinhas
A farinha normalmente pode ser consumida até 6 meses após sua data de expiração. Para uma conservação ideal, utilizar recipientes herméticos.
Crédito: © unsplash / Ben McLeodEspeciarias
Especiarias, especialmente curry e páprica, podem ser consumidas até 6 meses após sua data de validade se foram adquiridas esterilizadas e pasteurizadas para matar ácaros. Estes animais microscópicos vivem em alimentos secos e não são visíveis a olho nu, o único sinal de sua presença é o aparecimento de manchas no alimento. Neste caso, descarte os alimentos imediatamente, mesmo se estiverem assim, antes de vencidos.
Crédito: © unsplash / Paolo BendandiIogurte
Os iogurtes simples ou com sabor podem ser consumidos até uma semana após sua data de validade, desde que sejam devidamente refrigerados. Obviamente, uma vez aberto, certifique-se de que o produto não apresente nenhuma mancha de mofo ou outros sinais de mau estado.
Um iogurte vencido em boas condições de armazenamento terá apenas menos fermentos, mas será adequado para o consumo sem qualquer problema.
Crédito: © unsplash / Cats ComingOvos
Os ovos inteiros frescos serão mantidos na geladeira por até 21 dias. Por volta desta data, os ovos podem ser comidos cozidos, enquanto que para seu uso cru, por exemplo, para receitas como maionese ou tiramisu, é preferível optar por ovos bem frescos.
Para verificar se um ovo está em boas condições para consumo, há um teste infalível que consiste em mergulhar o ovo em um copo de água: se ele permanece no fundo o ovo é fresco, se em vez disso flutua ele pode não ser adequado para consumo.
Crédito: © unsplash / Morgane PerraudBiscoitos
Biscoitos podem ser comidos sem problemas mesmo depois de expirado o prazo de validade, se armazenadas no seu recipiente ou embalagem hermeticamente fechado.
Para manter um pacote de biscoitos o máximo de tempo possível sem que murchem, coloque-os numa lata de metal sobre uma folha de papel de cozinha para absorver a umidade dos biscoitos.
Crédito: © unsplash / Ben SteinArroz e massas
O arroz e a massa se manterão por até um ano após a data de vencimento. Na índia, o arroz é considerado melhor se for mais velho, claro, que bem conservado! O importante é mantê-los em seu recipiente ou em recipientes de vidro hermeticamente fechados.
Crédito: © unsplash / Rens DChocolate
Se você come chocolate com frequência, não terá nenhum problema para manter o hábito, mas se você for um daqueles que compram uma barra muito ocasionalmente, tenha em mente que ele pode ser mantido por até 2 anos. É claro que o sabor será menos intenso, mas você pode usá-los na preparação de sobremesas e outros doces.
Crédito: © unsplash / Louis HanselQueijo
Queijo O tempo de conservação do queijo é geralmente mais ou menos longo, dependendo das características do produto.
O queijo de massa dura pode ser mantido por cerca de 10 meses. Os de massa macia, cerca de 10 dias.
Antes de consumir o queijo, certifique-se de que ele não tenha uma aparência amarelada. Quanto aos queijos frescos como mozzarella ou ricota, se eles acabaram de expirar, você pode usá-los cozidos em qualquer uma de suas preparações, por exemplo em uma pizza ou em alguns sanduíches grelhados.
Crédito: © unsplash / Azzedine RouichiComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!