Cozinhar ou reaquecer as sobras no micro-ondas é certamente rápido e prático. As ondas eletromagnéticas são muito eficazes para excitar as moléculas de nossos alimentos que, ao absorvê-las, se aquecem.
No entanto, existem alguns alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas, pois perderiam muito de suas propriedades nutricionais. Não faria sentido comer algo que não é nutritivo só porque o esquentamos em tão pouco tempo, não acha? Então descubra o que nunca deve entrar no seu micro-ondas: visite a Galeria!
Nem tudo vai ao microondas
Porém, existem alguns alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas, pois perderiam muito de suas propriedades nutricionais. Não faria sentido comer algo que não é nutritivo só porque o esquentamos em tão pouco tempo, não acha? Então saiba o que nunca deve entrar no seu micro-ondas: clique nas setas da foto para continuar lendo.
Crédito: © FreepikMargarina ou manteiga
O caso da margarina (e da manteiga) é particular.
As moléculas que a compõem são de fato cristalizadas e, portanto por estrutura mais resistentes à ação dos raios de microondas.
Portanto, tendo que aquecê-los por mais tempo, seu valor proteico é reduzido.
Crédito: © Pexels / Angela KhebouCarne
Tenha cuidado porque um verdadeiro debate está acontecendo há algum tempo sobre a carne. Há quem acredite que a carne não deve ser cozida no micro-ondas e há quem defenda que ela pode ser cozida com segurança.
Bem, ambos estão certos! Mas cuidado: se a carne for cozida em temperatura muito alta, ela perderá seus nutrientes e ficará com uma textura seca.
Procure se informar sobre esse ponto e, se não tiver certeza, não corra o risco de desperdiçar um suculento pedaço de carne.
Crédito: © Pexels / Markus SpiskeArroz branco
Infelizmente, o micro-ondas elimina os nutrientes presentes no grão porque a temperatura é imediatamente elevada, enquanto na cozedura tradicional aumenta gradualmente.
Crédito: © unsplash / Pille R. PriskeNão ferva água no micro-ondas
Neste caso, não há contra-indicações específicas em relação à saúde ou valores nutricionais, mas sim um problema técnico.
A água no microondas só aquece à superfície, permanecendo de resto bastante morna.
Portanto, não perca tempo (e energia) com o micro-ondas.
Crédito: © Pexels / Anna TarazevichPipoca
Embora existam inúmeros tipos de pipoca de micro-ondas, esta preparação não deve ser recomendada, pois contém uma quantidade inumerável de aditivos que podem ter efeitos desagradáveis à saúde.
As pipocas que são preparadas em uma panela são preferíveis.
Crédito: © unsplash / Edgar SotoLeite
As ondas eletromagnéticas do microondas eliminam a vitamina B12 e grande parte dos elementos nutritivos.
Crédito: © Pixabay / Engin_AkyurtBrócolis
Você sabia que cozinhar brócolis os priva de mais de 90% dos antioxidantes?
Na água a porcentagem não passa de 15%...
Crédito: © Pexels / Kampus ProductionComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!