Seria improvável, seria pouco comum, diríamos “isto não podia acontecer” e, no entanto, é certamente possível encontrar um urso quando se está nas montanhas. E se isso acontecer, é bom saber como se comportar para minimizar o risco de ser atacado.

Especificamos que os casos de agressão contra humanos por parte de ursos são muito baixos, aliás é raro que qualquer animal selvagem ataque humanos. Quem sabe, talvez tenham entendido que é melhor evitar isso, dada a forma como os tratamos e o seu habitat… No entanto, existem situações em que um urso, principalmente uma mãe com crias, mas também quando surpreendido, pode tornar-se agressivo e perigoso. Infelizmente, recentemente surgiram notícias de casos envolvendo um urso. Por esta razão, a WWF entrou em ação.
Um precioso manual da WWF
A WWF criou um manual para resumir as regras fundamentais de comportamento quando se encontra um urso. É fundamental ter um comportamento sábio, previdente e respeitador para com um animal especial, que deve ser respeitado e protegido.
Faça-se notar
Durante os passeios na floresta é bom “ser notado”, ou seja, fazer barulho, cantar, tocar sinos (por vezes fornecidos especificamente para turistas). Os ursos, ao ouvirem um barulho, afastar-se-ão por livre e expontênea vontade!
E se você avistar um urso?
Se tiver a sorte de avistar um urso ao longe, é boa ideia parar onde está, sem tentar aproximar-se ou perder tempo em tentar tirar fotografias. Depois, sem correr e falando alto para ser notado, afaste-se do urso, deixando uma rota de fuga e andando de costas para ele.
Se o urso se levantar
Este gesto não deve ser interpretado como um comportamento agressivo. Quando um urso se levanta tem a intenção de avaliar melhor os odores e busca se “informar” melhor sobre a situação.
Em contato com o urso
Se ocorrer a pior situação, ou seja, um encontro muito próximo, tente lembrar-se que mesmo nesta situação é muito raro um urso atacar. Poderia realizar ataques falsos para nos assustar. Ao que o melhor é reagir da mesma forma: afastar-se sem fugir e colocar algo entre si e o animal se possível: por exemplo a sua mochila.
Fonte: WWF Itália
Como você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!