A inflamação é um sinal de que algo em nosso corpo não está funcionando como deveria. Ardência, vermelhidão, inchaço e dor em diversas áreas do nosso corpo são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos. O nosso organismo, portanto, tenta remover ou curar tecidos danificados.
Reforçada por fatores psicossomáticos e externos, a inflamação pode persistir e evoluir se não forem tomadas contramedidas adequadas. Dentre elas, a nutrição tem papel decisivo, pois a maioria das inflamações surgem no intestino.
Naturalmente, a opinião do seu médico é insubstituível, mas descubra quais os alimentos naturais mais eficazes no combate à inflamação: visite a Galeria!
Fonte: MedicalNewsToday
A inflamação é um sinal
A inflamação é um sinal de que algo em nosso corpo não está funcionando como deveria. Ardência, vermelhidão, inchaço e dor em várias áreas do nosso corpo são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos. O nosso organismo, portanto, tenta remover ou curar tecidos danificados.
Reforçada por fatores psicossomáticos e externos, a inflamação pode persistir e evoluir se não forem tomadas contramedidas adequadas. Dentre elas, a nutrição tem papel decisivo, pois a maioria das inflamações surgem no intestino.
Claro que a opinião do seu médico é insubstituível, mas saiba quais alimentos naturais são mais eficazes no combate à inflamação: clique nas setas da foto para continuar a leitura.
Crédito: © Freepik / wayhomestudioOs principais gatilhos
As inflamações se desenvolvem principalmente devido a dietas não regulamentadas ricas em açúcares e gorduras trans, mas também devido ao consumo excessivo de álcool.
No entanto, fatores psicossomáticos como estresse, mau humor ou traumas não resolvidos também enfraquecem as funções do nosso sistema imunológico.
Quando estamos tristes ou estressados, nosso cérebro libera cortisol (o hormônio do estresse) que enfraquece o revestimento intestinal.
Se essas condições continuarem, nossa capacidade de lidar com a inflamação diminuirá.
Em particular, quais são os alimentos que têm os maiores efeitos inflamatórios?
Crédito: © Pexels / Alex GreenOs alimentos inflamatórios
Os alimentos que favorecem o surgimento, desenvolvimento e cronificação da inflamação são frituras ricas em gorduras trans (como batatas fritas e fast food), doces e bebidas açucaradas, alimentos industrializados, alimentos à base de glutamato e aspartame (nozes, embutidos, produtos congelados, carne), hidratos de carbono refinados (pão, massa, pizza, etc.).
Obviamente, não estamos dizendo para nunca mais comer pizza ou não beber uma bebida gaseificada de vez em quando, mas sim para saber quais alimentos devem ser sempre consumidos com moderação.
Crédito: © Pexels / Alena ShekhovtcovaAlimentos anti-inflamatórios - Salmão
O salmão é um peixe que contém muitas gorduras ômega 3 saudáveis, gorduras que proporcionam alívio imediato da inflamação em virtude dos muitos antioxidantes que contêm.
Recomendamos que escolha sempre salmão de qualidade.
Crédito: © Pixabay / picjumbo_comAlimentos anti-inflamatórios - Sementes de Chia
As sementes de chia também contêm, além de vitaminas e antioxidantes, ômega 3, gorduras saudáveis que combatem a inflamação.
Adicione-as sempre às suas saladas ou smoothies, elas irão adicionar crocância e saúde.
Crédito: © Pexels / Bruno ScramgnonAlimentos anti-inflamatórios - Abacaxi
O abacaxi contém bromelaína, uma enzima digestiva que aumenta a resposta do corpo à inflamação.
Além disso, o abacaxi nos oferece muitas vitaminas e antioxidantes.
Crédito: © Pexels / Karolina GrabowskaAlimentos anti-inflamatórios - Cúrcuma
Por milhares de anos, o açafrão tem sido um tempero famoso por seus efeitos benéficos, bem como por seu sabor.
A curcumina, um poderoso agente anti-inflamatório, torna-o mais eficaz do que medicamentos como o ibuprofeno ou a aspirina, mas sem apresentar efeitos colaterais incômodos.
Crédito: © unsplash / Prchi PalweAlimentos anti-inflamatórios - Vegetais de folhas verdes
Vegetais de folhas verdes como repolho, espinafre, acelga ou rúcula estão sempre presentes em todas as listas de alimentos saudáveis que contribuem para uma boa saúde.
Esses vegetais são de fato ricos em vitaminas, antioxidantes e flavonoides anti-inflamatórios.
Crédito: © unsplash / Lou LiebauAlimentos anti-inflamatórios - Mirtilos
Os mirtilos são anti-inflamatórios naturais excecionais devido à grande quantidade de quercitina que contêm, um importante antioxidante.
No entanto, não é o único antioxidante que contém, tornando-se um poderoso aliado contra a inflamação.
Crédito: © unsplash / Evie FjordComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!