epois de ler você não saberá se este concurso é um conto de fadas ou um pesadelo!
O que é preciso para ser Miss Universo?
Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo se reúnem para assistir a um dos concursos mais esperados: o Miss Universo. Ser considerada a mulher mais bonita do planeta com certeza é o sonho de muitos. Não vamos nos enganar, nenhum de nós gostaria de ganhar várias centenas de milhares de dólares e um luxuoso apartamento em Nova York. A verdade é que este concurso nos permite sonhar um pouco. Quem de nós não viu em casa ou comentou o que achou de cada participante? Certamente você já pensou que a competidora do seu país não é realmente tão deslumbrante, ou você conhece garotas que são mais bonitas para você. Bem, acontece que muitas dessas mulheres são deixadas de fora todos os anos por não cumprirem os rígidos requisitos que o Comitê lhes pede, porque são... loucas!
Crédito: Photo by Ron LachGrátis e sem compromissos
Bem, se você passou no teste de idade, ótimo, mas lembre-se de deixá-los ver que você está disponível. Uma candidata ao Miss Universo deve ser solteira, não ter filhos, não ser casada, divorciada ou ter registro de separação. Você já se perguntou por que esse requisito estranho? O Comitê de Miss Universo sabe que o pano de fundo deste concurso é fazer os telespectadores sonharem, vender a eles uma imagem do que é "a mulher perfeita". Você não ficará surpreso ao saber que um bom número de fãs deste concurso são homens. Apresentar uma mulher casada a tornaria automaticamente menos desejável para o público masculino porque "ela não está mais disponível". Uma mulher divorciada ou conhecida por ter vivido com o parceiro "não é mais pura" ou "tem uma história". Tudo isso porque ainda se acredita que as mulheres existem para agradar aos homens de acordo com as regras que eles impõem. Quem disse que amar é impuro? As mulheres têm o direito de se apaixonar e estar com a pessoa que queremos sem ser julgadas. Uma mulher bonita não é um convite para qualquer homem vir paquerar, porque nós decidimos quando e com quem ficar. Você não acha?
Crédito: Photo by RedWolfUm currículo impecável
Qualquer Miss esperançosa deve provar que seu passado é impecável. Qualquer tipo de evento que possa afetar sua imagem pública. Isso inclui não ter participado de nenhum tipo de conteúdo muito sexy ou pornográfico, nem ter posado nu. Em 2004, Jennifer Hawkins estava prestes a perder sua coroa depois que algumas fotos dela sem roupas vazaram. Este requisito mostra claramente os padrões duplos aos quais as mulheres estão sujeitas. Por um lado, querem nos ver desfilando de biquíni, sempre sorridentes, simpáticas e dispostas a ser abordadas por qualquer homem (como se precisássemos de sua aprovação para viver), ao passo que um astro masculino terá tanto mais reputação quanto mais mulheres tiver tem. Pense, por exemplo, em James Bond, que em cada um de seus filmes dorme com pelo menos uma garota diferente. É lamentável que em pleno século XXI queiram decidir sobre o nosso corpo, quanto e a quem o mostramos. Jogar a carta da "garota gostosa" apenas prolonga as fantasias de uma cultura abusiva que nos nega a liberdade de exercer nossa sexualidade. Por outro lado, nossos problemas ou "escândalos" do passado podem ser uma fonte de aprendizado e inspiração para os outros. Ser aberto com suas experiências e mostrar como você conseguiu superar as dificuldades é muito mais inspirador do que ver uma garota perfeita andando de biquíni, ou o que você acha?
Crédito: Photo by Luis ZambranoA idade importa sim
Um dos primeiros requisitos para poder competir neste popular concurso de beleza é a idade. Os candidatos devem ter entre 18 e 28 anos, a partir de 1º de janeiro de cada ano. Isso é em teoria, porque na realidade a maioria dos vencedores não passou dos 24... O que esse critério está nos dizendo é que a beleza tem prazo de validade. Se você tem mais de 28 anos, provavelmente é "um ponto de encontro" e nenhuma garota no mundo gostaria de estar no seu lugar... Isso não é ridículo? As mulheres podem trabalhar em nossa beleza ao longo de nossas vidas. Nunca é tarde para se tornar a pessoa que você quer ser! Não importa se você teve acne na adolescência ou foi vítima de suas próprias inseguranças, você tem uma vida inteira para aprender a se amar um pouco mais a cada vez, a brincar com o seu visual e não se deixar rotular por ninguém . A beleza não acaba aos 20!
Crédito: Renae Ayris - Miss Universe Sydney AustraliaVocê não pode ser mãe
Bem, você é jovem, você não tem namorado... ah, mas você tem um filho. As participantes não podem ser mães ou estar grávidas. Isso nos lembra muito a situação de Hollywood nos anos 20, quando as atrizes mais famosas do estúdio eram proibidas de ter qualquer tipo de compromisso, e tinham que pedir autorização para casar ou ter mães. Embora alguns possam argumentar que depois da maternidade o corpo muda, temos milhares de exemplos de atrizes e top models que tiveram filhos e mantiveram sua figura. Se uma jovem mãe se dedica a cuidar de sua dieta e exercícios, o que há de errado? Outro argumento poderia ser que, durante seu reinado, eles devem viajar pelo mundo representando diferentes causas, mas, mais uma vez, o argumento é bastante fraco. Muitas mulheres de sucesso em todo o mundo conseguiram combinar a maternidade com o trabalho. Ou eles estão nos dizendo que quando uma mulher se torna mãe ela não é mais desejável? O que se enquadra em outra categoria "livre de assédio", mas os jovens solteiros estão lá para agradá-lo?
Crédito: Photo by NoSufferSocietyEstar de acordo com as medidas
As primeiras etapas classificatórias do Miss Universo acontecem nos bastidores. Claro, é muito mais glamouroso ver garotas em vestidos de baile do que vê-las medir cada parte de seus corpos como cavalos de corrida. Caso você não saiba, para poder competir não basta apenas que você se considere bonita, ou que as pessoas ao seu redor tenham votado em você. Não, o que vale é medir exatamente o que o Comitê pede de você. E para conseguir isso, muitas meninas recorrem a medidas dolorosas como cirurgias plásticas, dietas desumanas, bulimia, etc. Essa exigência faz com que muitas meninas se estressem e até danifiquem seus corpos para serem aceitas pelos juízes. Você percebe essa loucura? Ao invés de valorizar a beleza individual de cada mulher, esses tipos de concursos apenas prolongam os estereótipos: uma menina sorridente, submissa, mas travessa, disponível para o namoro, que atende aos padrões de beleza que lhe são impostos e também gosta de ser observada e julgada por outros. Os competidores, por sua vez, tornam-se a inspiração para adolescentes e meninas, que começam a se preocupar com seu peso, sua figura, sua aparência, mas acima de tudo com o que os outros pensam deles. Nesses concursos parece que os estudos ou a profissão são apenas a cereja do bolo, já que o que mais importa é o físico, e depois veremos. A vencedora da disputa concorda em manter as mesmas medidas durante seu reinado, sob o risco de perder a coroa. Sim, que tiram a coroa por ganhar alguns quilos. Foi o caso de Alicia Machado, repetidamente humilhada publicamente por ter engordado. É isso que queremos que façam conosco?
Crédito: Photo by Jainner GironUm tipo específico de beleza
Já que falamos nisso... você não notou que na maioria das vezes as garotas são parecidas? No caso de muitas delas serem do mesmo país, elas praticamente parecem irmãs! Isto acontece porque os jurados deste popular concurso têm uma ideia específica do que é a beleza, e apesar de venderem a imagem da diversidade, a verdade é que todas estas raparigas têm muitas características em comum. Muitos deles, inclusive, passam por cirurgias para "melhorar" e se adaptarem mais ao que se espera deles. Portanto, não é de surpreender que um grande número de meninas faça implantes de silicone, rinoplastia, enxertos e até mesmo cirurgias nas pálpebras para torná-las maiores. A mensagem é muito clara: só existe um tipo de beleza e está mais próximo do caucasiano do que de qualquer outra coisa. Para as mulheres que acompanham esse concurso pode ser desmotivador se olhar no espelho e se comparar com aquelas mulheres "de sucesso". É quando somos ensinados a odiar nosso próprio corpo, a dizer a nós mesmos "meu nariz é muito largo", "minhas sobrancelhas são muito finas", "tenho barriga" e assim por diante. Julgar e comparar a nós mesmos tira nossa segurança e, acima de tudo, poder. Esses concursos nos fazem sentir que não merecemos mais, porque é tudo uma questão de beleza... e nascemos com o rosto ou corpo errado. Uma mensagem verdadeiramente empoderadora para as mulheres seria mostrar a beleza em todas as suas variedades, com mulheres fortes, inteligentes e inspiradoras compartilhando não apenas seus sorrisos mais sedutores, mas também seus sonhos, objetivos e experiências.
Crédito: Photo by Curtis LoyConcluindo...
Depois de tudo isso, você pode começar a se perguntar se esse concurso é tão inofensivo quanto parece. Mais do que tudo, porque repete estereótipos de como uma mulher deve ser, como deve se comportar, mas acima de tudo, como deve apostar apenas em sua imagem para vencer na vida. seus sonhos. Cada mulher é linda à sua maneira, com uma mente cheia de ideias e projetos, um coração grande e generoso e um corpo que nos ajuda a movimentar, trabalhar, respirar e aproveitar os prazeres da vida todos os dias. Antes de celebrarmos a cultura das "senhoras", vamos pensar um pouco sobre o que realmente significa ser mulher e celebrar as mulheres de todos os tamanhos e idades que nos inspiram todos os dias com suas ações!
Crédito: Photo by Andrea PiacquadioComo você se sente com esta matéria?
Nascida e criada no México, Montserrat sabia que muito em breve seu destino seria internacional. Formada em Letras e mestre em tradução e interpretação pela Universidade Paris-Sorbonne, ela lê contextos, entende padrões entre línguas e pessoas. Ela também é especializada em técnicas e estratégias de SEO para manter a atenção em tópicos relevantes e desenvolver audiências internacionais. É colaboradora do Groupe Figaro, Rebañando e Junggle Media.