O mel tem sido um poderoso aliado da saúde humana há milhares de anos. Seu sabor doce e sua textura macia são inconfundíveis, mas muitas vezes se esquece que o mel também sempre foi apreciado por suas enormes qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Essas qualidades, juntamente com seus muitos elementos constituintes, fazem dele um alimento espetacular para combater naturalmente o refluxo ácido e a azia.
Há 7 maneiras diferentes de usar o mel para “apagar incêndios” que uma dieta ruim e uma má digestão podem causar. Continue lendo!
Fonte: Medical News Today
Aliado do homem desde sempre
O mel tem sido um dos maiores aliados da saúde do homem há milhares de anos. Ele sempre foi conhecido e apreciado por suas qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes. O mel contém grandes quantidades de minerais, vitaminas A, C e B, proteínas, enzimas, oligoelementos e polifenóis.
Crédito: © FreepikOs benefícios do mel
A Organização Mundial da Saúde reconhece as importantes qualidades do mel no tratamento de laringite e dor de garganta, devido às suas propriedades calmantes. Ele também combate o envelhecimento da pele, restaurando sua energia e vitalidade. O mesmo acontece com os cabelos. Também é geralmente recomendado como adoçante natural para bebidas ou para acompanhar tostas e biscoitos no café da manhã. Entretanto, exagerar nunca é uma boa ideia, e isso também se aplica ao mel...
Crédito: © Pexels / ROMAN ODINTSOVQual a quantidade de mel por dia?
A Organização Mundial da Saúde nos lembra que o mel também contém açúcar e que, portanto, é bom limitar seu consumo.
A quantidade correta é estimada em 2 colheres de sopa por dia para mulheres e 3 colheres de sopa por dia para homens.
Agora vamos ver como fazer do mel um poderoso analgésico natural.
Crédito: © FreepikMel puro
O mel puro é, por si só, um excelente analgésico. Consuma uma colher de chá 20 minutos antes das refeições para evitar os efeitos do refluxo ácido.
Crédito: © FreepikMel + Chá verde
O chá verde é um superalimento com inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles está o fato de ser um valioso aliado para a digestão.
Adicione uma colher de sopa de mel a uma xícara de chá verde sempre que estiver com o estômago azedo para obter alívio imediato.
Crédito: © FreepikMel + Limão
O limão ajuda a neutralizar os ácidos que podem causar acidez no estômago.
Todas as manhãs, comece o dia com um copo de água em temperatura ambiente e adicione 2 colheres de chá de limão espremido e 1 colher de chá de mel.
Crédito: © FreepikMel + Canela
A canela é valiosa porque estimula a produção de enzimas funcionais para a digestão.
Veja como combiná-la com o mel para criar um analgésico diário.
Ferva 2 xícaras de água e coloque uma colher de chá de canela. Deixe esfriar e adicione uma colher de sopa de mel.
Mel + Gengibre
As qualidades antibacterianas do gengibre são bem conhecidas.
Use-o junto com o mel como faria com a canela: ferva 2 xícaras de água e coloque uma colher de chá de gengibre ralado. Deixe esfriar e adicione uma colher de sopa de mel.
Crédito: © FreepikMel + Iogurte
O iogurte, especialmente o iogurte grego, ajuda a manter um equilíbrio adequado das bactérias estomacais.
Adicione uma colher de chá de mel a um iogurte a ser consumido após as refeições para obter grandes benefícios.
Crédito: © FreepikComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!