Quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar? Pois é, essa crendice popular é mais antiga do que você imagina e, para que possamos deixar de acreditar nela, nada melhor do que conhecer a história e entender quando e onde surgiu essa ideia tão absurda. Clique nas setas das imagens (ou deslize a tela) e venha com a gente nesta aventura!
A história por trás da lenda
Que sempre ouvimos falar que gatos pretos eram sinal de azar, todos nós sabemos, mas para acabar com essa ideia, precisamos entender de onde ela surgiu e porquê.
Mas antes, vamos ver alguns absurdos que falam sobre os bichanos de pele escura!
Algumas supertições sobre gatos pretos
Bom, mesmo parecendo impossível piorar o absurdo de dizer que um gato por ser preto dá azar, ainda conseguiram criar histórias mais mirabolantes ainda...
Confira nas próximas imagens:
Gatos pretos em sua direção
Sabia que tem gente que acredita que se um gato vier na direção oposta à sua, é sinal de má sorte?
Crédito: © unsplash / Daria ShatovaGatos pretos e bruxas
Também é comum dizerem que um gato preto é uma bruxa disfarçada!
Crédito: © unsplash / Nika BenedictovaGatos pretos e a sexta-feira 13
Dizem que se você cruzar um gato preto em uma sexta-feita 13, você terá 7 anos de azar, outros já dizem que é para a vida toda...
Crédito: © unsplash / Gretchen AuerGatos pretos e a lua cheia
Mas a melhor delas é a que fala que se você cruzar com um gato preto em noite de lua cheia, tem epidemia à caminho... Só rindo mesmo!
Crédito: © unsplash / Nadjib BRObviamente, isto são crendices tolas em torno de um animal inofensivo, mas que vêm sendo perpetuadas ao longo dos tempos, por gerações. Mas isso nem sempre foi assim...
Crédito: © unsplash / Madalyn CoxA lenda já foi outra...
Na Pérsia antiga acreditava-se que ao maltratar um gato preto, provavelmente estaríamos maltratando um espírito amigo que teria sido criado para fazer companhia ao homem durante sua existência. Então, quem fazia mal a um gato preto estaria fazendo mal a si mesmo!
Crédito: © unsplash / Nathan RileyJá na Idade Média...
As pessoas que viveram na Idade Média passaram a associar os gatos a seres do mal por causa dos seus hábitos noturnos.
Para piorar, se ele tivesse a pelagem negra, seria um ser diabólico já que a cor preta era associada à magia negra e as trevas. Acabaram também associados à feitiçaria e ao misticismo.
Mas analisando a Idade Média...
Crédito: © unsplash / Raquel PedrottiO que acontecia na Idade Média
Na Idade Média, a associação da noite às trevas, à magia negra e ao mal está ligada a diversos fatores culturais, sociais e religiosos da época dentre eles, a superstição e o medo do desconhecido, crenças religiosas e o controle da igreja, além das condições de vida, da literatura e o folclore.
A Idade Média foi um período em que as pessoas tinham menos conhecimento científico e entendimento sobre fenômenos naturais.
A falta de iluminação adequada nas ruas e nas casas tornava a noite um período de maior insegurança e a escuridão da noite era vista como um momento em que criaturas sobrenaturais poderiam surgir e trazer perigo. Sem falar dos perigos reais, como assaltos e ataques que eram mais comuns durante a escuridão. Isso tudo contribuía para a associação negativa da noite.
Ao mesmo tempo, a religião desempenhava um papel fundamental na vida medieval, especialmente o cristianismo. Na teologia cristã da época, a noite era associada à escuridão espiritual, à tentação do pecado e ao domínio do demônio. A Igreja Católica exercia um grande poder e buscava controlar e condenar práticas consideradas heréticas, como a magia e a bruxaria. Bruxas e feiticeiros, frequentemente associados à magia negra, eram vistos como servos do mal que operavam durante a noite que era um momento propício para tais atividades "diabólicas", e isso reforçava a associação negativa.
As histórias e lendas populares transmitidas oralmente muitas vezes retratavam criaturas míticas e eventos sombrios acontecendo durante a noite. Essas narrativas alimentavam a percepção negativa do período noturno.
Então, hoje em dia, podemos entender que a associação da noite com gatos pretos nada mais era do que falta de conhecimento.
Crédito: © unsplash / Ben MollLiteratura, histórias populares...
Além dos relatos relacionados à Idade Média, estas crenças persistiram e acabaram se tornando parte da cultura, sendo contadas em livros, em histórias para crianças, em filmes... Isso tudo ajudou a associar os gatos em geral, mas principalmente os gatos pretos à bruxas e feiticeiras.
Crédito: © unsplash / Max NedorezovHoje em dia...
Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que acreditam que gatos pretos são sinônimo de mau agouro e ainda existem pessoas que os utilizam para rituais e até sacrifícios.
Por isso, ONGs de proteção animal não oferecem gatos pretos em doação nos dias que antecedem à uma sexta-feira 13.
Crédito: © unsplash / Humberto ArellanoOutras campanhas...
Além dos cuidados com as doações perto destas datas, muitas campanhas pedem que os tutores de gatos pretos tomem bastante cuidado com eles às vésperas do dia 13, evitando assim que sejam roubados para fins irracionais.
Crédito: © unsplash / Ghana Shyam KhadkaOs filhotinhos rejeitados
Sabia que em uma ninhada, o filhote preto normalmente é o último a ser adotado ou nem mesmo acha um lar?
Crédito: © unsplash / Robert LarssonE se você encontrar um casal?
Brincadeiras à parte, será que tem gente que acredita que se encontrar dois gatos pretos vai ter azar por duas vidas ou em dose dupla?
Crédito: © unsplash / Andréas BRUNVamos deixar essa bobagem pra trás?
Estamos no século XXI, já entendemos que a noite não é maligna, que bruxas e feiticeiras não andam por ai comendo criancinhas, que manga com leite não faz mal... já não é hora de parar de acreditar que gatos pretos dão azar?
Ainda bem que nem todas as civilizações acreditam nisso...
Crédito: © unsplash / Andréas BRUNOs gatos pretos no Egito
Os egípcios veneravam Bastet, uma deusa representada por uma mulher com cabeça de gato, ela era sempre representada na cor preta.
Crédito: © Pixabay / Katzenfee50Na Irlanda e Inglaterra...
Estes dois países olham os gatos pretos com bons olhos, inclusive, presentear recém-casados com um gato preto trás boa sorte ao casamento.
Crédito: © unsplash / Andreea PopaO gato preto no Japão
Outro país que reverencia os gatos pretos é o Japão, lá encontramos estátuas de Maneki Neko na cor preta, elas são conhecidas por trazer boa sorte!
Crédito: © unsplash / Anna YablonskayaNa época das grandes navegações
Nesta época, as embarcações cistumavam levar gatos pretos para caçar os ratos dos porões. Sabia que eles são conhecidos por serem excelentes caçadores?
Daí, surgiu a crença de que gatos pretos traziam boa sorte aos marinheiros e suas embarcações, afinal, livres de ratos, livres de muitas doenças!
Sobre o ser humano...
O ser humano não consegue admitir que as atrocidades do mundo são feitas por ele próprio e coloca qualquer um como bode expiatório para justificar a sua própria ignorância e ocultar a sua responsabilidade.
Como um bichinho tão lindo, uma criatura divina teria sido colocada na Terra para fazer mal a alguém? Pois é, vamos adotar essa campanha e ajudar a mudar a mentalidade do mundo, para isso, nada melhor que lindas fotos de gatos pretos pra gente curtir!
Crédito: © unsplash / Ben GriffithsO charme em pessoa
Difícil encontrar criatura mais charmosa que um gato fazendo todo esse dengo! Você resiste?
Crédito: © unsplash / Ricardo AvelarVersão olhos verdes
Você prefere quando os olhos são amarelos ou verdes?
Crédito: © unsplash / Simion Andreea-MarinaVocê faria um cafuné nele?
Se visse um gatinho deitado assim, nesta pose, você resistiria a fazer um cafuné nele?! Fofo demais, não?!
Crédito: © unsplash / Aleksandr GusevComo você se sente com esta matéria?
Engenheira e advogada de formação, com capacitação e experiência nas áreas de design, marketing digital, mídias sociais, fotografia, línguas, gastronomia e informática, teve a chance de reunir suas paixões em um trabalho dinâmico, criativo e multicultural. Depois de 10 anos como Area Manager e gerente editorial do site Receitas sem Fronteiras (Webedia Group e Groupe SEB), decide, juntamente com amigos, lançar o My Super News! - um site multilingue com um propósito único: oferecer um conteúdo positivo, simples e útil para ajudar, divertir e entreter o público de diversos países.