Você certamente conhece a maioria dos cafés tomados como o expresso, cappuccino, Irish coffee, entre outros… Mas você sabe que existem muitas outras maneiras de se preparar café pelo mundo? Você vai se surpreender com algumas delas não só pela bizarrice mas também pela maneira e ingredientes que são usados para sua feitura. Vamos lhe mostrar alguns destes cafés estranhos que são consumidos pelo mundo e certamente você vai se surpreender. Mas antes, vamos lembrar algumas formas de preparar café mais conhecidas e tradicionais.
Café expresso
O café expresso surgiu na Itália em 1901, porém ele só se tornou conhecido no mundo em 1946, depois da criação da máquina especial para sua confecção.Na realidade, ele é feito nesta máquina, especificamente criada para sua confecção. Nesta máquina a água quente passa pelo café moído sob uma pressão quase dez vezes maior do que a pressão normal. Desta maneira se obtém um café muito mais encorpado, com um sabor mais intenso, especial e com aquela "famosa espuminha" densa, deliciosa, que não desaparece nem depois de ser mexido com a colherzinha. Um dado super interessante: ele tem menos cafeína que o café normal.
Crédito: © unsplqsh / Adi GoldsteinCappuccino
O Cappuccino, como não poderia deixar de ser, é mais uma bela criação da Itália, que é famosa por criar tipos diferentes de deliciosos cafés. O Cappuccino é um café preparado com café expresso, misturado com leite e coroado com uma bela espuma de leite. Tão delicioso como seu similar o não menos famoso Latte Macchiato cuja diferença está apenas na colocação da espuma que, neste último, é colocada primeiro. Na verdade, a Itália é tão famosa pelos cafés e tem tantos tipos diferentes e deliciosos que precisaríamos de um espaço só para ela, mas hoje vamos falar dos diferentes cafés do mundo.
Crédito: © pixabay / Engin_AkyurtCafé com sal
Na Turquia, Sibéria, Etiópia, em alguns países escandinavos é comum usarem sal para temperar o café. Ele explicam que este hábito diminue o amargo do café.
Crédito: © unsplash / EmreCafé Liégeois
O café liégeois é quase uma sobremesa.Ele é preparado à base de café, sorvete (em geral de creme ou baunilha) e chantilly. Ele é uma variante do chocolate Liégeois e do Affogato italiano.
Crédito: © unsplash / Paul EinerhandCafé affogato
Uma sobremesa italiana deliciosa é o café affogato. Éla é simples de fazer e o resultado surpreendente, basta colocar uma bola de sorvete (normalmente de baunilha) e cobri-la com um café expresso bem quente.
Crédito: © Pixabay / flockineKopi gu you
No sudoeste da Ásia e em Singapura existe o hábito de colocar manteiga, no café bem quente, para torná-lo mais encorpado e o aroma mais agradável.
Crédito: © unsplash / Sorin GheorghitaIrish coffee
O irish coffee também chamado de café irlandês é feito com um café quentíssimo, adoçado com açúcar mascavo, whisky e creme. É servido normalmente em recipientes altos, de preferência com pé ou canecas especiais, para suportar o calor. É uma bebida especial para os dias frios, perfeita para quem ama café e também não dispensa um bom whisky.
Crédito: © pixabay / JillWellingtonKaffeost - Café com queijo
Um hábito comum na Suécia e Finlândia é tomar café com queijo...não, eles não tomam o café com o queijo separados. O queijo é colocado no café bem quente e depois comido. Eles alegam que é porque isto torna o queijo mais macio. Parece interessante e podemos dizer que os espanhóis também o utilizam esta maneira de tomar café com queijo.
Crédito: © unslpash / Önder ÖrtelCafé com especiarias
No oriente médio e também em alguns países da África, é muito comum eles utilizarem especiarias para temperar o café. No Senegal e Marrocos é comum usarem a pimenta preta (para dar mais sabor ao café) e especiarias, até mesmo o alho, que é usado no Senegal.
Crédito: © unslpash / Ratul GhoshCafé com cítricos
É verdade que existem hábitos bem bizarros de se tomar café e um exemplo é o que acontece na Itália e em São Paulo (talvez presença da colônia italiana aí existente), de usar fatias de cítricos, principalmente o limão, no café expresso.
Crédito: © unsplash / Aleksandra GenchevaBlack Ivory coffee
Na Tailândia o café Black ivory coffe é famoso por ser feito com as fezes dos elefantes que comem os frutos mas não digerem os grãos. Os grãos espelidos são tratados e depois são utilizados para fazer o café que é considerado uma especialidade por ter um sabor mais frutado e menos amargo.
Crédito: © unsplash / Engin AkyurtKopi Luwak
Este café é considerado um dos cafés mais caros do mundo (juntamente com o da Tailândia) e é preparado a partir das fezes de um pequeno mamífero chamado Civeta. Este animalzinho se alimenta dos frutos do café e, como no caso dos elefantes da Tailândia, os grão não são digeridos, então são tratados para o preparo do café.
Para não ficar atrás o Brasil também se enquadra nestes cafés caros e exóticos feitos a partir de grãos espelidos nas fezes de animais. No Brasil ele é preparado com grãos expelidos por uma ave chamada Jacu...O jacu Coffee!
Kopi joss - Café com brasa
Outra tradição diferente, bastante inusitada, de se tomar café acontece na Indonésia. O café, açúcar e uma brasa são colocados numa xícara de água quente. Os indonésios alegam que a brasa neutraliza a acidez do café e...aquece a alma.
Aproveitamos para te convidar a seguir o Instagram de Masclink Kulineran, autor da foto!
Cà phe trung
Um dos exportadores de café do mundo é o Vietnã e também é um dos países que toma os cafés mais estranhos e exóticos. Entre os muitos cafés existentes vamos citar o Cá phe trung, feito com café fresco e gema de ovo (ou ovo inteiro)e finalizado com leite condensado...??? Porém existe um café menos exótico o Cá phe sua da.
Um dado interessante, nos Estados Unidos este café com ovo também é servido e tem o nome de Egg coffee.
Cà phe sua da
Vietnã tem uma variedade de cafés que consideramos muitas vezes bem exóticos como aquele servido com ovo inteiro...
No entanto podemos saborear um café preparado de maneira diferente, porém não tão exótico. Aliás, ele pode ser preparado de duas maneiras: o Cà Phe Sua Da, preparado em um tipo de cafeteira especial que você coloca dentro de uma tigela com água quente para manter a temperatura quente (ele é lento de ser coado) e a outra opção é colocar leite condensado sob a cafeteira e servi-lo gelado.
Como você se sente com esta matéria?
Marly Helena é uma pessoa versátil com uma gama diversificada de habilidades e experiências. Bacharel em Letras, com vasta experiência no ensino de francês, morou na França por vários anos. Sua formação em design de interiores e especialização em psicodinâmica das cores a levou a criar espaços visualmente deslumbrantes que atendem às necessidades das pessoas. Possui um profundo conhecimento de gastronomia, tendo explorado várias cozinhas e técnicas culinárias. Além disso, ela se destaca como redatora e tradutora, aproveitando sua proficiência no idioma e atenção aos detalhes para fornecer conteúdo atraente.