Uma alimentação adequada aliada a um estilo de vida saudável e equilibrado é essencial para o bem-estar. Naturalmente, só isso não basta, é fundamental manter uma atividade física regular, acompanhando-a com o devido descanso.
Mas quando uma dieta pode ser definida como correta? Não existem regras absolutas, mas orientações que todos os nutricionistas sublinham, em particular a necessidade de incluir sempre frutas e legumes da época na alimentação.
Lembre-se sempre disso quando for fazer compras, é muito importante! Entre esses vegetais, existem alguns que são particularmente nutritivos e positivos para a saúde, em virtude de seus elementos nutritivos. Conheça-as: visite a Galeria!
Quando a nutrição é correta?
Uma alimentação adequada aliada a um estilo de vida saudável e equilibrado é essencial para o bem-estar. Naturalmente, só isso não basta, é fundamental manter uma atividade física regular, acompanhando-a com o devido descanso.
Mas quando uma dieta pode ser definida como correta? Não existem regras absolutas, mas orientações que todos os nutricionistas sublinham, em particular a necessidade de incluir sempre frutas e legumes da época na alimentação.
Lembre-se sempre disso quando for fazer compras, é muito importante! Entre esses vegetais, existem alguns que são particularmente nutritivos e positivos para a saúde, em virtude de seus elementos nutritivos. Conheça-os: clique nas setas da foto para continuar lendo.
Crédito: © Freepik / gpoinstudioGengibre
O gengibre é um poderoso anti-inflamatório que ajuda a diminuir o açúcar no sangue.
No entanto, as vantagens extraordinárias do gengibre não param por aí: reduz o colesterol, alivia as dores menstruais, favorece a digestão.
Use com frequência em seus preparativos, vai te ajudar muito.
Crédito: © Pexels / Engin AkyurtBrócolis
O brócolis, quando consumido regularmente, reduz o risco inflamatório. Eles são de fato ricos em antioxidantes e fibras que promovem a função digestiva, saciando o apetite.
Crédito: © Pexels / Oliver SchulzErvilhas
Ricas em fibras são aliadas da boa digestão. Elas oferecem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Crédito: © Pixabay / ha11okAcelga
A acelga é um vegetal de folhas verdes e, por definição, contém cálcio e vitamina K, ambos importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes.
Crédito: © Pexels / Stella SchaferAlho
É um dos alimentos mais utilizados no mundo para dar sabor a muitos pratos.
Além do sabor, o alho nos oferece inúmeros benefícios: função antibacteriana, antifúngica e antiviral.
Também ajuda a baixar a pressão arterial e fortalece a digestão.
Crédito: © Pexels / Karolina GrabowskaBatatas doces
Até a batata-doce é rica, como a cenoura, em beta-caroteno, que reduz o risco de câncer.
Eles contêm uma mistura única de antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais e são livres de colesterol e gordura saturada.
Crédito: © unsplash / Rens DCouve de bruxelas
As couves de Bruxelas contêm grandes quantidades de kaempferol, um antioxidante com ação antioxidante nas células.
Eles também contêm vitaminas A, C e E.
Crédito: © Pixabay / SkitterphotoCenouras
O nome quase diz, as cenouras são ricas em beta-caroteno e vitaminas que possuem propriedades antioxidantes e fortalecedoras do sistema imunológico.
Os benefícios não terminam: são diuréticos e purificantes. Se consumidos crus, podem melhorar a saúde intestinal.
Crédito: © unsplash / Gabriel GurrolaRepolho couve
Também conhecida como couve, esta incrível verdura nos oferece antioxidantes e muitas vitaminas A, K e C que reduzem o colesterol e a pressão sanguínea.
Eles também são valiosos na redução da absorção de gordura e na regulação do açúcar no sangue.
Crédito: © Pexels / Eva BronziniRepolho roxo
A vitamina C, as fibras e as antocianinas presentes no repolho roxo ajudam a reduzir os níveis de colesterol, protegendo o coração e o fígado.
Também tem um efeito antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Crédito: © Pexels / ALLAN FRANCA CARMOEspargos
Sabia que muitas curas e tratamentos tradicionais contêm espargos? Os benefícios que eles nos reservam são conhecidos há muito tempo: são ricos em fibras que fortalecem o funcionamento intestinal e a digestão e protegem contra o câncer de cólon.
Os muitos flavonóides que eles contêm são valiosos para estimular a função renal.
Crédito: © Pexels / Robbie Owen-WahlEspinafre
Graças aos muitos antioxidantes que reduzem o risco de hipertensão, o espinafre deve sempre fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.
Eles neutralizam os radicais livres, fortalecem o sistema cardiovascular e protegem a pele e os olhos.
Crédito: © unsplash / Phillip LarkingCouve-rábano
Mesmo a couve-rábano é valiosa na redução do açúcar no sangue, além de conter muitas vitaminas C e fibras, que auxiliam a ação digestiva, além de manter a função gastrointestinal correta.
Crédito: © unsplash / The Matter of FoodComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!