O manjericão é talvez a rainha das ervas aromáticas na cozinha pela sua versatilidade, facilidade de cultivo e sobretudo pelo seu sabor único. No entanto, quem sabe quantos de vocês, após um período inicial emocionante, uma planta de manjericão morreu.
Na verdade, é uma planta delicada que deve ser tratada da maneira certa, sem cometer esses cinco erros generalizados: visite a Galeria para descobrir!
Você cultiva manjericão?
O manjericão é talvez o rei das ervas aromáticas na cozinha pela sua versatilidade, facilidade de cultivo e sobretudo pelo seu sabor único.
No entanto, quem sabe quantos de vocês, após um período inicial emocionante de sucesso, acabou vendo seu pé de manjericão morrer.
Na verdade, ela é uma planta delicada que deve ser tratada da maneira certa, sem cometer esses cinco erros comuns: clique nas setas da foto para continuar a leitura.
Crédito: © unsplash / Rens DEssencial na cozinha
Na cozinha, como na vida, são os detalhes que fazem a diferença.
A utilização de ervas aromáticas frescas (não secas) confere aos nossos pratos uma profundidade e um sabor superior que realçam tudo o que colocamos à mesa.
Com o manjericão é possível enriquecer uma pizza, fazer um pesto genovês, adicioná-lo a saladas, brusquetas ou até mesmo comer algumas folhas cruas: é sempre uma delícia!
É por isso que muitas pessoas a cultivam diretamente em casa, é uma planta simples e está à venda em muitas lojas. Se este é o seu caso e você quer garantir que a sua planta não só sobreviva, mas continue a brotar durante todo o verão, evite cometer estes 5 erros.
Crédito: © Pexels / Vincent Rivaud1. Você rega direito?
Quando o manjericão estiver maduro e as temperaturas estiverem altas, você deve regá-lo todas as manhãs, quando não faz tanto calor, para que a água possa penetrar no solo antes de evaporar.
A terra deve estar úmida, não molhada. Não deve haver estagnação na base do vaso para não enfraquecer as raízes da planta.
Crédito: © Pixabay / tookapic2. Não deixe as flores crescerem
Quando o manjericão floresce, suas folhas perdem o sabor e crescem menos. Isso se deve a um hormônio liberado pelas flores do manjericão.
Para evitar isso, assim que perceber que há alguns bulbos, corte-os, tomando cuidado para não retirar muitos talos.
Crédito: © Pixabay / pisauikan3. Pragas e fungos são inimigos
O manjericão não é apreciado apenas por nós, mas também por parasitas e fungos! Se por acaso os encontrá-los nas folhas da planta, retire-os à mão.
Se, por outro lado, você notar que a planta apresenta sinais de mofo, experimente deixá-la mais tempo ao sol, depois de dar mais espaço para arejá-la.
Crédito: © Pixabay / markusspiske4. Como coletar folhas
Esta é uma daquelas coisas que muitos nunca pensaram!
Ao escolher quais folhas obter de seu pé de manjericão, comece com caules onde novas folhas pequenas já estão crescendo na base.
Ao fazer isso, você garantirá mais energia para os pequenos que nascerem, incentivando a planta a germinar.
Crédito: © unsplash / Melody Zimmerman5. Conservação das folhas
O manjericão é uma planta muito generosa, produz mais do que podemos consumir. Por isso, como ninguém gosta de desperdiçar, é bom saber guardar as folhas extras que teremos.
Lave-as, seque-as e coloque-as sobre uma folha de papel de cozinha. Em seguida, enrole e coloque em um saco e depois na geladeira.
Libertar a planta das folhas maiores e mais maduras ajudará a planta a se renovar, mantendo-se saudável.
Crédito: © Pixabay / Engin_AkyurtComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!