Cada país tem suas sobremesas típicas, famosas, que atravessaram fronteiras e se tornaram quase internacionais. Outras, no entanto, embora típicas e deliciosas não se tornaram tão conhecidas em muitas regiões do mundo, mas que caracterizam toda a cultura de um país, suas influências de colonização ou dos próprios costumes e ingredientes locais. Alguns países têm várias sobremesas que se tornaram conhecidas pelo mundo afora, mas não vamos citar todas elas. Vamos lembrar algumas destas melhores sobremesas do mundo dando os links de algumas delas. Vocês certamente conhecem algumas dessas delícias internacionais.
Baklava
Baklava é uma sobremesa do oriente médio, feita com massa filo e recheada com amêndoas, nozes, pistache, etc. Originalmente ela é feita com massa especial que é aberta finamente até obter uma transparência como a massa do Strudel. Hoje, na maioria das vezes, por uma questão de praticidade, ela pode ser feita com a massa filo, sem problema.
Para você obter a receita basta clicar na imagem.
Brisas do Lis
Brisas do Lis são um doce típico e famoso de Portugal, feito com farinha de amêndoas, ovos, açúcar e manteiga. Elas são consideradas a inspiração para nossos, não menos famosos, quindins, pois na época do Império a farinha de amêndoa era difícil de ser encontrada aqui, então foi feita a daptação usando coco ralado como substituto.
As Brisas do Lis são fáceis de fazer e vale experimentar bastando clicar na imagem para ter a receita.
Tarte Tatin
A Tarte Tatin é uma torta francesa tradicionalmente conhecida por ser deliciosa e pelas lendas que existem em torno de sua criação. Esta torta é fácil de ser executada e dependendo da maneira como as maçãs são cortadas ela fica mais ou menos bonita e delicada.
Para saber a receita e conhecer uma das lendas de sua criação basta clicar na imagem.
Pavlova
A Pavlova é uma das sobremesas mais delicadas e deliciosas conhecidas internacionalmente. Foi criada na Austrália em homenagem à famosa bailarina Anna Pavlova, por ocasião de sua tournée naquele país. Embora fácil de fazer ela requer certa técnica para obter um merengue bem branco, sequinho para receber o chantilly e frutas. O interessante desta sobremesa é que ela representa a roupa clássica das bailarinas.
Clique na imagem para ver a receita.
Crédito: © unsplash / Léo RozaTiramisu
Tiramisu é uma sobremesa italiana apreciada por todos e que também atravessou fronteiras tornando-se internacional. Ele é feito com camadas de biscoito tipo champagne, creme de mascarpone,café expresso forte, cacau em pó.Uma deliciosa sobremesa que agrada a todos.
Crédito: © unsplash / melanie boersStrudel de maçãs
O strudel é uma sobremesa típica da Áustria e é internacionalmente famosa. Sua massa crocante recheada com maçãs, nozes e passas têm uma sabor realmente inigualável. A massa original é feita de maneira a poder ser aberta até ficar transparente e fina como papel de seda. Hoje você pode fazer o strudel usando uma massa folhada de qualidade (ou feita por você) que o resultado é semelhante e bem mais prático, menos trabalhoso.
Crédito: © pixabay / RitaEPastel de nata
O pastel de nata tão famoso, delicioso e inigualável é uma das sobremesas mais famosas de Portugal. Ele é feito com massa folhada e recheado com um creme de baunilha. Semelhante ao pastel de Belém, que é vendido apenas em um local específico de Lisboa e cuja massa é conservada em segredo.
Crédito: © pixabay / CarolinaPCrème brulée
O Crème Brulée é uma das sobremesa mais famosas da França e consiste em um creme à base de leite, gemas, baunilha, colocado em ramequins de cerâmica e coberto com açúcar tipo cristal. Levado ao forno é depois caramelisado com auxílio de um chalumeau.
Uma história interessante é a disputa entre França e Espanha que alega que a França copiou a receita do famoso Crema Catalana, que teria surgido antes. Disputas à parte, ambos são deliciosos, mas o mais divulgado é o francês.
Cheesecake
O cheesecake é uma sobremesa americana que se tornou famosa por ser deliciosa, de fácil confecção e também pela variedade de sabores que ela pode ser feita. Á base de biscoitos triturados e misturados com manteiga, cream chesse e outros ingredientes, que vão de frutas ao chocolate, o cheesecake permite decorações que o tornam lindo e saboroso.
Crédito: © unsplash / Lynda KechicheCrumble
O crumble é certamente uma das receitas mais deliciosas da Inglaterra e incrivelmente fácil de ser feita. Ele é feito com uma base de frutas, especialmente maçãs fatiadas, passas, açúcar, borrifadas com limão e com uma cobertura feita com farinha, açúcar, manteiga e nozes ou amêndoas finamente trituradas, formando uma "farofa" que cobre as frutas. Depois de montado ele é levado ao forno para dourar a "farofa". Geralmente é servido com uma bola de sorvete de baunilha, creme...
Crédito: © pixabay / freestocks-photosBrigadeiro
O nosso famoso e internacional brigadeiro não poderia faltar em nossa lista de algumas sobremesas mais conhecidas internacionalmente. Ele é feito com chocolate, leite condensado e manteiga. Depois de enrolados podem ser passados em chocolate granulado (que é o mais tradicional), chocolate callebeaut, confeitos coloridos, etc. Existem variações deste docinho tão famoso feitas com maracujá, limão, caipirinha e até com wasabi... mas nada substitue a delícia do verdadeiro brigadeiro de chocolate.
Crédito: © pexels / Leonardo LuzTâmaras recheadas
As tâmaras recheadas são uma sobremesa em geral do oriente médio, norte da África e especialmente do Marrocos.Elas são recheadas com uma pasta de amêndoas ou nozes (que pode até ser colorizada para um efeito mais festivo) e depois passadas em açúcar cristal fino. Existem versões de outros recheios com pastas feitas com queijo, iogurte, etc, mas as clássicas são as recheadas com pasta de amêndoas.
Crédito: © unsplash / Boba JaglicicТорт «Крепвиль» - Bolo de crepes
O Торт «Крепвиль» ou bolo de crepes é uma sobremesa típica da Russia, embora existam semelhantes em outros países como a França com seu famoso Crepeville. Este bolo, normalmente feito com crepes finíssimos, sobrepostos e entremeados com um creme feito com leite condensado, manteiga, nozes, avelãs, chocolate. Para o recheio você deve bater a manteiga bem e colocar depois o leite condensado para que fique bem arejado. Depois das panquecas feitas você faz a montagem colocando o recheio sobre cada panqueca, salpicando com as nozes, avelãs e chocolate. Fazer assim até o fim e terminar com cobertura de chocolate, nozes e avelãs.
Crédito: © Unsplash / You LeTorta Floresta Negra
A torta Floresta negra é uma sobremesa típica da Alemanha que se tornou conhecida internacionalmente. Trata-se de um bolo de chocolate, cujas fatias são borrifadas com kirsch, recheado com creme chantilly e cerejas.Leva cobertura igual, ou seja, chantilly e cerejas. Incrivelmente delicioso!
Crédito: © pixaqbay / 1195798Churros
Os churros deliciosos são realmente uma gostosura internacional criados na Espanha. Trata-se de uma guloseima que pode ser recheada com chocolate, doce de leite ou simplesmente fechados e molhados em chocolate ou doce de leite. Eles são feitos com uma massa, moldada com aparelho especial que lhes dá a forma de canelados, depois frita. Na Espanha normalmente são consumidos no café da manhã e no México à noite, no entanto em muitos países eles são servidos como sobremesa, lanches, etc.
Crédito: © pixabay / socratesmizerskiTurrón
O turrón é tradicionalmente consumido no Natal na Espanha, Portugal e Itália e também costuma ser preparado em países anteriormente colonizados pelos impérios espanhol e português, principalmente na América Latina.
Além do torrone tradicional, na Espanha outras preparações doces com uma grande variedade de ingredientes (chocolate, maçapão, creme catalão, frutas cristalizadas, coco, etc.) para nougat.
Trata-se de uma massa doce obtida pela cozedura de mel (ou açúcar) à qual se adicionam amêndoas descascadas e torradas. Algumas receitas acrescentam clara de ovo à massa para emulsioná-la.
Esta doçaria inclui duas variedades principais: dura ou de Alicante e mole ou de Jijona.
Na Espanha existem duas versões principais, o duro (Turrón de Alicante) que é composto por uma massa de mel, açúcar, clara de ovo e amêndoas Marcona inteiras, também pode ter wafers; e o mole (Turrón de Jijona) que é feitode uma massa moída de mel, açúcar, clara de ovo e amêndoas Marcona.
Crédito: © Pixabay / yvettebjanssenComo você se sente com esta matéria?
Marly Helena é uma pessoa versátil com uma gama diversificada de habilidades e experiências. Bacharel em Letras, com vasta experiência no ensino de francês, morou na França por vários anos. Sua formação em design de interiores e especialização em psicodinâmica das cores a levou a criar espaços visualmente deslumbrantes que atendem às necessidades das pessoas. Possui um profundo conhecimento de gastronomia, tendo explorado várias cozinhas e técnicas culinárias. Além disso, ela se destaca como redatora e tradutora, aproveitando sua proficiência no idioma e atenção aos detalhes para fornecer conteúdo atraente.