O envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável. Entretanto, adotar uma dieta saudável e incluir certos nutrientes em sua alimentação pode ajudar a preservar a juventude e a beleza de sua epiderme. Descubra 10 alimentos a consumir diariamente para fornecer hidratação, vitaminas e antioxidantes à sua pele, ajudando-a a parecer mais jovem e radiante!
Envelhecer? Inevitável, mas...
A pele envelhece com a idade, um fato triste, mas inevitável. Com o passar dos anos passam, mais cansadas ficam as células da pele. Elas produzem menos colágeno, elastina e ácido hialurônico, moléculas que são essenciais para a sustentação e a beleza da pele. São elas que dão à pele sua resistência, tônus e elasticidade. Mas quando os fibroblastos (as células que as produzem) perdem sua atividade, a pele automaticamente perde sua firmeza e surgem as rugas.
Felizmente, uma dieta adequada pode ajudar a retardar esse processo, aumentando a produção natural de colágeno com as vitaminas C e E, laticínios e outros nutrientes. Para obter o máximo efeito, você também pode complementar sua dieta com suplementos de colágeno enriquecidos com elastina e ácido hialurônico.
Crédito: © unsplash / Noah BuscherAbacate
Em salada ou em uma torrada com abacate,ele é, sem dúvida, um alimento antienvelhecimento! O motivo? Rico em ácidos graxos monoinsaturados saudáveis, em vitaminas antioxidantes E e C e tem um alto teor de água. Mas lembre-se, nada de enchê-lo de açúcar que não é bom para a pele!
Crédito: © unsplash / Saymom LeãoFrutas vermelhas
As frutas vermelhas são verdadeiros tesouros antienvelhecimento. Sejam mirtilos, framboesas, morangos ou outras frutas vermelhas, elas são ricas em antioxidantes, como flavonoides, antocianinas e vitamina C, que combatem o estresse oxidativo.
Além disso, elas são hidratantes e aumentam a produção de colágeno!
Você também pode encontrar esses benefícios no açaí e no goji, considerados superalimentos.
Crédito: © unsplash / Timo VolzCítricos
Apesar da laranja não ser a fruta com o maior teor de vitamina C (o kiwi é o vencedor), ela continua no topo da lista, ao lado das outras frutas cítricas. Esse nutriente está envolvido na síntese de colágeno. Um bom motivo para comê-las!
O bônus das frutas cítricas? A vitamina C pode ajudar a clarear a pele e reduzir a aparência de manchas marrons.
Crédito: © unsplash / Brooke LarkPeixes "gordos"
Você pensou imediatamente no salmão, não foi? Mas não devemos esquecer o arenque, a cavalinha, a sardinha e o atum: em suma, todos os peixes oleosos.
Eles são fontes de ômega-3, ácidos graxos essenciais que demonstraram ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam a manter a aparência da pele. Eles também fortalecem uma barreira para a pele e protegem a epiderme das agressões externas.
Eles também são fontes de vitamina E, que é antioxidante,
zinco e selênio, ambos envolvidos na renovação celular.
Oleaginosas
As oleaginosas são uma mina de ouro nutricional. Ricas em ácidos graxos ômega-3, vitamina E, polifenóis, zinco e selênio, elas têm tudo o que você precisa para o seu regime antirrugas.
A presença de arginina na composição também promove a produção de colágeno.
Essas propriedades se aplicam às nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, pistache etc.
Crédito: © unsplash / Towfiqu barbhuiyaEspinafre
Vitamina C, vitamina E, betacaroteno, flavonoides... Há inúmeros nutrientes antioxidantes nessas folhas verdes! E não é só isso, elas também contêm zinco que ajuda a manter a pele normal. E não é que o Popeye tem razão?!
Crédito: © unsplash / Tom PaoliniChá verde
O chá verde também é um ingrediente bem conhecido no combate às rugas. A razão disso? A presença de catequinas, um antioxidante que limita o estresse oxidativo.
Acredita-se que as catequinas também tenham outras propriedades que ajudam a proteger contra os efeitos nocivos dos raios UV (embora isso não substitua o protetor solar!) e podem potencialmente aumentar a produção de elastina e colágeno.
Crédito: © unsplash / Matcha & COTomate
Esse legume (ou fruta!), que costuma ser consumido em saladas, é ótimo para eliminar naturalmente as rugas. A vitamina C e o licopeno em sua composição combatem os radicais livres e o estresse oxidativo, enquanto o potássio contido promove a síntese de colágeno.
Quer mais? Eles são ricos em água e muito hidratantes!
Crédito: © unsplash / Yves DeploigeRepolho & Cia.
Repolho, repolho roxo, couve, couve-de-bruxelas, brócolis e todos os outros primos de repolho são bons para a sua saúde e para a beleza da sua pele.
Como outras frutas e legumes, eles são ricos em antioxidantes e são excelentes fontes de vitamina C.
Mas isso não é tudo! Eles também contêm polifenóis e carotenoides que neutralizam o efeito dos radicais livres.
Crédito: © Pixabay / betexionÓleos vegetais
Se você não é fã de peixes "gordos" ou se sua dieta não permite, os óleos vegetais são uma boa maneira de enriquecer sua dieta com ômega-3.
A melhor opção? Óleo de linhaça, de canola ou de nozes para obter uma dose suficiente!
Da mesma forma que o salmão e outros peixes, eles promovem uma pele radiante e firme!
Crédito: © Pixabay / MareefeComo você se sente com esta matéria?
Engenheira e advogada de formação, com capacitação e experiência nas áreas de design, marketing digital, mídias sociais, fotografia, línguas, gastronomia e informática, teve a chance de reunir suas paixões em um trabalho dinâmico, criativo e multicultural. Depois de 10 anos como Area Manager e gerente editorial do site Receitas sem Fronteiras (Webedia Group e Groupe SEB), decide, juntamente com amigos, lançar o My Super News! - um site multilingue com um propósito único: oferecer um conteúdo positivo, simples e útil para ajudar, divertir e entreter o público de diversos países.