O bem-estar mental, emocional e físico é alcançado através de um equilíbrio adequado das atividades mentais, emocionais e físicas. Cuidar dos nossos pensamentos, direcioná-los para a compaixão, o perdão e a autoconfiança nos ajuda a desenvolver um profundo amor por nós mesmos e pelas pessoas em nossas vidas.
A ciência hoje confirma que a prática constante de algumas técnicas e alguns pensamentos nos ajuda a nos sentirmos melhor e, dia após dia, melhora nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade.
Descubra como você pode cuidar de si mesmo, não apenas nos momentos mais difíceis que todos enfrentamos, mas na vida cotidiana. Nunca deixe de o fazer porque merece nada menos que paz e serenidade: saiba como o fazer, visite a Galeria!
Fontes: The New York Times – Instituto Berkeley – Aldohappy
Você quer melhorar?
O bem-estar mental, emocional e físico é alcançado através de um equilíbrio adequado entre atividades mentais, emocionais e físicas. Cuidar dos nossos pensamentos, direcioná-los para a compaixão, o perdão e a autoconfiança nos ajuda a desenvolver um profundo amor por nós mesmos e pelas pessoas em nossas vidas.
A ciência hoje confirma que a prática constante de algumas técnicas e alguns pensamentos nos ajuda a nos sentirmos melhor e, dia após dia, melhora nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade.
Descubra como você pode cuidar de si mesmo, não apenas nos momentos mais difíceis que todos enfrentamos, mas na vida cotidiana. Nunca deixe de o fazer porque merece nada menos que paz e serenidade: saiba como o fazer, clique nas setas da foto para continuar a ler!
Crédito: © Freepik / wayhomestudioAceite as emoções negativas
O primeiro passo de qualquer cura é reconhecer que você está doente, que tem um problema. O papel das emoções negativas, como a tristeza, é nos impulsionar a evoluir, buscar e encontrar soluções que nos permitam acessar níveis mais elevados de serenidade e realização.
O sofrimento é um grande professor de vida.
Crédito: © unsplash / Eutah MizushimaPratique a gratidão
É uma das técnicas mais eficazes e rápidas para se sentir melhor.
Assim como a vida nos oferece motivos para reclamar ou para nos sentirmos insatisfeitos, também temos motivos para nos sentirmos gratos pelo que temos e ao qual, talvez, não damos a devida atenção.
Comece pela manhã e agradeça por dormir em uma cama, poder tomar café da manhã, tomar banho e comer todos os dias etc.
Somos sortudos!
Crédito: © unsplash / Andrew MocaVeja o lado bom
Pense Positivo: Sempre veja o lado positivo de qualquer situação. Desafie os pensamentos negativos e mantenha o foco nas coisas positivas que a vida nos oferece continuamente.
Crédito: © unsplash / Luke PorterFortalece conexões positivas no cérebro
Através de um fortalecimento consciente e constante de pensamentos positivos é possível recuperar e manter o humor positivo. Apenas memorizar e repetir palavras positivas ajuda o cérebro a se manter positivo, de acordo com a neurociência.
Crédito: © unsplash / storysetCultive a compaixão por si mesmo
Seja tão compassivo e compreensivo consigo mesmo quanto seria com os outros. Você não merece todos os fatores atenuantes também? Você também não é imperfeito? Você não tem o direito de estar errado?
Portanto, não seja muito duro consigo mesmo, mas diga a si mesmo as coisas que diria para animar um amigo próximo.
Crédito: © unsplash / Giulia BertelliMelhorar a auto-estima
Quando você tem o hábito de pensar negativamente e se deixar abater por julgamentos negativos sobre si mesmo, é necessário, um passo de cada vez, reverter essa tendência.
Como fazer? Não se compare com mais ninguém, relativize-se sobre o que você tem ou fez.
Tente entender a si mesmo e, progressivamente, coloque-se em primeiro lugar.
Perdoe suas imperfeições e seja gentil consigo mesmo.
E nunca se esqueça de elogiar um ao outro sempre que você conseguir algo positivo, mesmo que mínimo!
Crédito: © Pexels / Kevin BidwellEscreva uma carta como seu futuro eu
Quando você estiver passando por um momento difícil, em que tudo parece preto e nada melhora, faça o seguinte: escreva uma carta sua do futuro.
Escreva o que esse momento de dificuldade trará para sua vida em termos de experiência e consciência. Escreva como essa dor vai te ensinar a viver melhor.
Crédito: © unsplash / Kelly SikkemaConfronte seu crítico interior
Assim que você perceber como seu crítico interior está te machucando, fazendo você pensar sobre suas falhas e erros, enfrente-o e silencie-o. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo e, como faria com um amigo querido, lembre-se de que ninguém é perfeito e que, se você fez algo errado, aprendeu algo.
Crédito: © unsplash / Laurenz KleinheiderMedita
Mesmo que nunca tenha feito isso, procure um aplicativo, um guia em vídeo ou instruções para meditar. Leva apenas alguns minutos para encontrar a paz interior e superar um momento de crise.
Crédito: © unsplash / Rodolfo Sanches CarvalhoFique perto de seus entes queridos
Alimente os relacionamentos mais importantes da sua vida, com sua família e melhores amigos.
Socialize-se e abra-lhes o coração para receber a escuta e a ajuda daqueles que buscam o seu bem, sempre.
Crédito: © unsplash / Tyler NixSorria de verdade
O pequeno grande gesto de sorrir pode influenciar o seu humor, promovendo a produção de dopamina e serotonina no cérebro.
Porém, lembre-se que o sorriso deve ser sincero e vir do coração, sem esquecer que sorrir também significa dar alegria aos outros!
Crédito: © Pexels / Andrea PiacquadioFique fora de casa
Vários estudos mostram como o tempo passado no parque, na natureza, possivelmente perto da água, é de grande ajuda para o nosso bem-estar.
O ar puro, o silêncio e os sons naturais, assim como a exposição à luz natural, ajudam-nos a sentir-nos melhor.
É o poder da Mãe Terra!
Crédito: © Pexels / ValiphotosFaça exercćio físico
O exercício não é bom apenas para tonificar os músculos ou perder peso - também traz grandes benefícios para a saúde mental e a felicidade.
Cuidar de si mesmo é sempre uma ótima ideia.
Crédito: © Pexels / Karolina GrabowskaDurma o quanto precisar
Nosso corpo é uma máquina maravilhosa, mas não devemos acreditar que somos robôs! Dependendo das estações e do nosso estado de espírito, podemos precisar de mais ou menos sono.
Portanto, tente se dar ao luxo e durma até mesmo aquela meia hora extra: você se sentirá mais relaxado e menos ansioso.
Crédito: © unsplash / Alexander GreyAjude outros
Não é por acaso que sempre ouvimos que “dar é melhor do que receber”.
Parece ser uma lei do homem que, quando ajudamos alguém em perigo, nos sentimos melhor sobre nós mesmos.
Crédito: © unsplash / Roman KraftPlaneje uma viagem (mesmo que não vá )
Este é um truque incrível!
Se você se concentrar em uma viagem, começará a pensar nas coisas bonitas que experimentará e verá. Essa sensação emocionante melhorará seu humor, aumentando a sensação de felicidade.
Crédito: © unsplash / ZFaça cumprimentos
Expresse admiração e apreço sincero pelas pessoas que você mais ama. E faça isso diariamente.
Isso treinará sua mente para procurar e ver o lado positivo e compartilhar sentimentos amorosos.
Crédito: © unsplash / Bewakoof.com OfficialEscolha bem seus amigos
Antes de se deixar levar pela depressão ou pelo desânimo, pergunte-se se você está namorando as pessoas certas, se as pessoas a quem você dedica seu tempo o estão respeitando.
Tente se cercar apenas daqueles que realmente te amam e prepare-se para deixar fofocas e pessoas egoístas saírem de sua vida.
Crédito: © unsplash / Toa HeftibaIniciar uma tradição familiar
Como começamos, terminamos!
Crie e mantenha esta tradição familiar: À noite, antes de se envolver em atividades noturnas ou antes de dormir, reúna a família e discuta juntos as coisas pelas quais agradecer durante o dia.
Juntos, vocês descobrirão como são sortudos e como é maravilhoso o mundo em que já vivemos.
Juntos, vocês construirão uma consciência feliz que crescerá dia a dia!
Ps. é uma grande coisa para ensinar as crianças também.
Crédito: © unsplash / Jimmy DeanComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!