Quando sua barriga se enche de gás, pode ser difícil não fazer barulho! Por mais natural e saudável que seja, a flatulência pode ser muito embaraçosa em algumas situações sociais.
Algumas categorias de alimentos devem ser evitadas quando não se quer correr riscos desnecessários, pois favorecem a formação de gases intestinais. Descubra-os: visite a Galeria!
Tome suas precauções
Quando sua barriga se enche de gás, pode ser difícil não fazer barulho! Por mais natural e saudável que seja, a flatulência pode ser muito embaraçosa em algumas situações sociais.
Algumas categorias de alimentos devem ser evitadas quando não se quer correr riscos desnecessários, pois favorecem a formação de gases intestinais. Descubra-os: clique nas setas da foto para continuar lendo.
Crédito: © Freepik / Krakenimages.comDoces
Os doces contêm açúcares, em alguns casos o mesmo sorbitol contido na fruta e, portanto, podem induzir a produção de gás.
Crédito: © Pexels / Ylanite KoppensLaticínios
A lactose, ou um açúcar, é encontrada no leite e em todos os produtos lácteos. Quem tem intolerância, mesmo leve, corre o risco de ficar com o estômago cheio de gases, resultado de uma digestão imperfeita.
Crédito: © Pexels / GEORGE DESIPRISFeijões
Diga a verdade, esta é a comida que você pensou primeiro!
E está certo porque o feijão contém açúcares complexos que, quando decompostos durante a digestão, produzem dióxido de carbono e hidrogênio e, portanto, gás.
Crédito: © Pixabay / jeonsangoCebola
A essa altura você já deve ter entendido, são os açúcares contidos nos alimentos que favorecem a produção de gases durante a digestão.
A cebola contém frutose, como a fruta, que é um açúcar.
Crédito: © unsplash / Zoe SchaefferBebidas gasosas (mesmo água)
Estas bebidas contêm gases que se acumulam no intestino e que devem, portanto, ser expelidos de alguma forma! Muitas vezes também contendo muitos açúcares, essas bebidas favorecem a produção de gases durante a digestão.
Crédito: © unsplash / Karim GhantousLegumes (alguns)
Repolho, brócolis, couve-flor e aspargos podem causar excesso de gases. O culpado é sempre ele: rafinose! Açúcar que quando decomposto libera gás no intestino.
Crédito: © unsplash / Louis HanselGoma de mascar
Você teria dito isso? Mascar chiclete obriga a mastigar e, mesmo sem perceber, a abrir a boca e inspirar mais ar.
Atenção, a goma de mascar sem açúcar contém álcoois de açúcar (incluindo sorbitol) que são difíceis de digerir e produzem gás quando decompostos.
Crédito: © Pexels / Marek PiwnickiFrutas (algumas)
Alguns tipos de frutas muito populares, como maçãs, peras, ameixas e pêssegos, contêm sorbitol, um açúcar que cria metano, dióxido de carbono e gás hidrogênio quando decomposto.
Crédito: © unsplash / Quin EngleGrãos integrais
Produtos derivados de grãos integrais contêm amidos e fibras que produzem gás durante a digestão.
Só o arroz integral não causa gases.
Crédito: © Pixabay / Wesual ClickAlimentos ricos em proteínas
O excesso de proteína pode favorecer a proliferação de bactérias responsáveis pela produção de gases no intestino.
Crédito: © Pexels / LisawetaComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!