O fígado é um órgão fundamental para a saúde do nosso corpo, sem ele não poderíamos sobreviver lidando com mais de 200 funções, incluindo a síntese de colesterol e triglicerídeos, produção de bile, filtragem e armazenamento de sangue e promove a absorção de nutrientes durante a digestão.
Um fígado que não funciona da melhor forma pode causar náuseas, gerar dificuldades de concentração, sonolência, mal-estar generalizado, uma pequena dor no abdômen e falta de apetite.
Um estilo de vida saudável, combinado com uma nutrição adequada estão entre as formas mais eficazes de mantê-lo saudável. Algumas boas práticas e alimentos específicos que fortalecem a saúde do fígado se enquadram nesse quadro. Saiba quais: Visite a galeria!
Fonte: Canadian Liver Foundation
A importância do fígado
O fígado é um órgão fundamental para a saúde do nosso corpo, sem ele não poderíamos sobreviver lidando com mais de 200 funções, incluindo a síntese de colesterol e triglicerídeos, produção de bile, filtragem e conservação do sangue e promove a absorção de nutrientes durante a digestão.
Um fígado que não funciona da melhor forma pode causar náuseas, gerar dificuldades de concentração, sonolência, mal-estar generalizado, uma pequena dor no abdômen e falta de apetite.
Um estilo de vida saudável, combinado com uma nutrição adequada estão entre as formas mais eficazes de mantê-lo saudável. Algumas boas práticas e alimentos específicos que fortalecem a saúde do fígado se enquadram nesse quadro. Descubra quais: clique nas setas da imagem para continuar a ler.
Crédito: © FreepikAs boas práticas
Não existe uma dieta específica a seguir para manter o fígado saudável. Os nutricionistas destacam a importância de manter boas práticas que, claro, também dizem respeito à nutrição. Entre elas, favorecer refeições repetidas, mas contidas durante o dia, tomar 6 a 8 copos de água por dia, limitar ao máximo o consumo de álcool, escolher frutas e legumes da estação, cozinhar legumes no vapor em vez de fervê-los para aproveitar mais nutrientes e escolher produtos integrais em vez de refinados.
Entre os alimentos que promovem a boa saúde do fígado, existem alguns que oferecem benefícios particulares e que você deve sempre incluir em sua lista de compras. Descubra-os, continue lendo.
Crédito: © FreepikNozes
As nozes são poderosas aliadas do fígado, pois fornecem arginina ao corpo, um aminoácido que limpa e desintoxica o fígado.
Crédito: © unsplash / Sahand BabaliAbacate
O abacate é uma fonte preciosa de gorduras "boas", além de magnésio e proteínas, elementos necessários para o bom funcionamento do fígado.
Crédito: © Pexels / Foodie FactorGengibre
O gengibre sempre foi conhecido como um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais. Ajuda a eliminar toxinas e promove uma boa circulação.
Crédito: © Pixabay / WebTechExpertsLimão
As muitas vitaminas C contidas nos limões ajudam a sintetizar e eliminar substâncias tóxicas do corpo.
Crédito: © Pixabay / PublicDomainPicturesBrócolis
O brócolis também é um precioso aliado no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo os radicais livres e eliminando toxinas. Eles também têm um efeito anti-inflamatório.
Crédito: © unsplash / Louis HanselCúrcuma
Uma vez que esta especiaria é um excelente antioxidante, ajuda o fígado a purificar o sangue, promovendo uma boa circulação.
Crédito: © Pexels / Karolina GrabowskaCogumelos
Eles ajudam a evacuar as toxinas do corpo, apoiando assim a atividade do fígado. Eles também são valiosos no fortalecimento do sistema imunológico.
Crédito: © Pexels / Emma JonesAlho
A alicina e o selênio contidos no alho promovem a purificação e a boa saúde do fígado.
Crédito: © unsplash / Dagmara DombrovskaChá verde
O chá verde é conhecido e apreciado por suas poderosas qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes. É um dos melhores superalimentos.
Crédito: © Pexels / Charlotte MayComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!