Existem muitas culturas e nacionalidades diferentes no mundo. Existem hábitos, costumes, modos de dizer e de fazer que podem perturbar e até ofender quem não os conhece. Um exemplo? Na China não é desaprovado escarrar livremente na rua, ao passo que, se o fizéssemos ao atravessar uma rua ou andar pela calçada, nos considerariam rudes.

Alguns dos nossos hábitos devem ser suavizados ou eliminados se não quisermos correr o risco de ofender ou maltratar um estrangeiro:
Atrasar
Os italianos costumam chegar atrasados, é verdade. Apenas 10 minutos, o que poderá ser?!
Em países como o Japão ou a Alemanha, o atraso é mal visto e mal interpretado. O tempo é precioso e desrespeitá-lo não está certo.
Levantar a voz
Quando se está na rua, talvez em contextos de festa e folia, levantar a voz para brincar ou cantar não é algo mal visto em todo o lado. Por exemplo, é bem tolerado nos países anglo-saxónicos onde, especialmente nos pubs, as pessoas saem particularmente excitadas!
Manter as mãos nos bolsos
No oriente, mas também na Alemanha, manter as mãos nos bolsos na presença de alguém é considerado mau comportamento. Talvez alguém pense que estamos escondendo alguma coisa?
Beijar as bochechas
Quando nos cumprimentamos é normal trocarmos beijos no rosto, mas apenas quando nos conhecemos há algum tempo. Em países como a França acontece o mesmo, mas desde o primeiro encontro: não se aperta somente a mão, mas troca-se dois beijos no rosto.
Cruzar os dedos
No Vietnam, o gesto não tem relação com atrair boa sorte, mas como uma referência a uma vagina.
Cortar a batata com a faca
Na Alemanha, cortar uma batata com um garfo e uma faca é interpretado como um sinal de que o cozimento não estava bom. Para evitar mal-entendidos, amasse a batata! 😀
Tocar em uma outra pessoa
Em Itália somos bastante táteis. Sem exagerar, não é incomum a troca de pequenas palmadas nas costas ou contactos calorosos. Na Ásia isto não seria de todo apreciado, eles podem considerar como uma desagradável invasão do espaço pessoal.
Não tirar os sapatos ao entrar em casa
Na Ásia, mas também na Escandinávia, não tirar os sapatos quando se entra em casa de outras pessoas é visto como uma grande falta de respeito.
Apertar as mãos
Um aperto de mão firme ou mesmo enérgico não é bem interpretado nas Filipinas. Melhor deixar a mão solta e passiva.
Como você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!