Sem maldade, por puro desconhecimento, costumamos compartilhar o que estamos comendo com nossos animais… Isso pode parecer simpático, mas você pode estar fazendo mal a ele. Confira alguns alimentos prejudiciais aos nossos pets, Estes alimentos podem até matar seu gato ou cachorro.
Alimentos perigosos para cães e gatos
A maior parte de nós olha para nossos animais de estimação como parte da família, por isso, costumamos ter o péssimo hábito de compartilhar nossa comida com eles... Mas existem certos alimentos que podem ser perigosos, causar intoxicações, envenenamentos, podendo levar até à morte.
Se você adora mimar o seu pet, o melhor é perguntar ao veterinário dele o que dar como petisco, já que cada raça tem suas características. Deixamos aqui os alimentos que não devem, de forma alguma, ser ofertados a eles!
Crédito: © unsplash / Christian BowenAbacate
O abacate, apesar de ser uma fruta e parecer inocente, na verdade, ele é tóxico para os animais e pode causar problemas cardiorespiratórios, tanto a polpa quanto a casca.
Crédito: © Unsplash / Saymom LeãoChocolate
Chocolate é um alimento que não deve ser consumido por animais de estimação, incluindo cães e gatos, devido à presença de cafeína e teobromina.
Estudos também demonstram que gatos podem chegar a ter um ataque cardíaco, já que o coração é muito estimulado após seu consumo.
Alho e cebola
Alho e cebola destroem os glóbulos vermelhos do sangue de cães e gatos chegando a causar anemia neles! Evite-os e monitore a dieta deles!
Crédito: © unsplash / Nick FewingsPequenos ossos
Os cães adoram roer ossos, mas é preciso evitar a todo custo oferecer ossos de peixes e frango para eles, inclusive aos gatos. Os ossos podem se quebrar em pedaços pequenos causando problemas respiratórios e peritonite.
Crédito: © unsplash / Bernd 📷 DittrichÁlcool
Nunca dê bebidas alcoólicas aos animais, ela atua como um veneno, chegando a dafinicar o sistema nervoso. Se você curte uma cervejinha e gosta da companhia do seu pet, sabia que já existem cervejas especialmente produzidas para cães?
Crédito: © unsplash / Julia NastogadkaAçúcar
O açúcar não é um dos alimentos mais prejudiciais aos animais, mas o consumo excessivo vai prejudar a saúde deles, chegando a provocar cegueira prematura em consequência de diabetes.
Crédito: © unsplash / Myriam ZillesSal
Tanto como para os animais como para os humanos, o sal não é o alimento mais aconselhado. No caso de cães e gatos, ele pode ocasionar vômitos, tonturas e até convulsões!
Crédito: © unsplash / Timo VolzPassas
Não podia ser diferente! Como as uvas, as passas são perigosas para animais de estimação, podendo causar at& insuficiência renal repentina.
Crédito: © unsplash / Andreas HaslingerSorvete
Sorvetes costumam ter dois ingredientes que não devem ser dados aos animais: leite e açúcar... sem contar todos os emulsificantes, conservantes e afins. Entre o leite e o açúcar, os pets podem ter desde diabetes a problemas cardíacos.
Crédito: © unsplash / Courtney CookPães e massas
A levedura usada para fermentar alguns pães e massas é um problema para o sistema digestivo dos animais, podendo provocar desconforto e até vômito.
Crédito: © unsplash / Wesual ClickChicletes
As gomas de mascar e outras balas sem açúcar costumam ser adoçadas com Xilitol. Este produto pode causar desde vômitos a crises de hipoglicemia e convulsões aos animais.
Crédito: © unsplash / Pete AlexopoulosNoz macadâmia
A macadâmia é muito rica em fósforo e ele pode causar deste hipotermia a pedras na bexiga dos nossos animaizinhos!
Crédito: © unsplash / Phillip LarkingLeite
Estudos recentes mostraram que cães e gatos são intolerantes à lactose. Quando pequenos, eles podem até consumir, mas depois de adultos, isso pode causar diarreias graves que podem levar à desidratação.
Crédito: © unsplash / Jason MurphyCafé
O café, além do problema da cafeína, é um diurético forte que pode acabar causando desidratação nos pequenos!
Crédito: © unsplash / EmreQueijos
Os queijos e outros laticínios contém lactose e muita gordura, podendo causar problemas como diarreia e pancreatite.
Crédito: © unsplash / WaldemarUvas
Mesmo tendo sua causa desconhecida, as uvas são tóxicas para cães e gatos, podendo causar insuficiência renal greve, as vezes fatal. Retirar as sementes ou mesmo a casca não altera seu teor de toxidade.
Crédito: © unsplash / Günter HoffmannEmbutidos em geral
Os embutidos são ricos em sal e conservantes, presunto, salaminho, salsichas, mortadela podem causar problemas gástricos e até mesmo cardíacos por causa do aumento da frequência, causadora de taquicardia.
Crédito: © unsplash / Christina Victoria CraftSementes de maçã
A polpa e a casca da maçã não representam nenhum perigo aos animais. O risco está nas sementes que possuem cianeto, a quantidade é pequena não sendo perigosa ao ser humano, mas muito venenosa para os animais.
Crédito: © unsplash / Aarón Blanco TejedorOvos crus
Ovos crus são perigosos tanto para animais quanto para seres humanos por terem um alto risco bacteriano. O consumo por animais pode causar colite aguda.
Crédito: © unsplash / TengyartGorduras, toucinho, bacon...
Alimentos gordurosos como bacon não são tóxicos para os animais, mas são alimentos processados que não deveriam ser consumidos nem por nós! No caso deles, o abuso pode causar vômitos, diarreia aguda e problemas de fígado.
Crédito: © unsplash / Michelle @Shelly Captures ItComo você se sente com esta matéria?
Engenheira e advogada de formação, com capacitação e experiência nas áreas de design, marketing digital, mídias sociais, fotografia, línguas, gastronomia e informática, teve a chance de reunir suas paixões em um trabalho dinâmico, criativo e multicultural. Depois de 10 anos como Area Manager e gerente editorial do site Receitas sem Fronteiras (Webedia Group e Groupe SEB), decide, juntamente com amigos, lançar o My Super News! - um site multilingue com um propósito único: oferecer um conteúdo positivo, simples e útil para ajudar, divertir e entreter o público de diversos países.