Nem tudo pode ser regulamentado, sujeito a leis e sanções. Há muitas situações na vida cotidiana, aparentemente inofensivas, em que todos se comportam como bem entendem. Sem fazer muitas perguntas sobre as consequências que esse comportamento terá para outras pessoas e para si mesmos.
Perceber que “ser livre” não significa “ser capaz de fazer o que quiser” é o primeiro passo para uma maior conscientização. O segundo é produzir um esforço cívico em direção a um comportamento mais virtuoso. Isso beneficiará as pessoas ao nosso redor, mas também a nós mesmos, pois ao fazermos algo bom para os outros, também estamos fazendo isso para nós mesmos.
São essas pequenas coisas que mudam o mundo, pense nisso!
Para saber mais, visite a Galeria!
Pense nisso
Nem tudo pode ser regulamentado, sujeito a leis e sanções. Há muitas situações na vida cotidiana, aparentemente inofensivas, em que todos se comportam como bem entendem. Sem fazer muitas perguntas sobre as consequências que esse comportamento terá para outras pessoas e para si mesmos.
Perceber que "ser livre" não significa "ser capaz de fazer o que quiser" é o primeiro passo para uma maior conscientização. O segundo é produzir um esforço cívico em direção a um comportamento mais virtuoso. Isso beneficiará as pessoas ao nosso redor, mas também a nós mesmos, pois ao fazermos algo bom para os outros, também estamos fazendo isso para nós mesmos.
São essas pequenas coisas que mudam o mundo, pense nisso! Clique nas setas da foto para continuar lendo.
Crédito: © FreepikDevolva o dinheiro emprestado
Sempre devolva o dinheiro emprestado o mais rápido possível.
Livrar-se das dívidas é bom para a pessoa que recebe o dinheiro de volta, mas também para você tirar isso da cabeça.
Crédito: © unsplash / Igal NessFique em silêncio no cinema
Ninguém paga o ingresso do cinema para nos ouvir batendo palmas, conversando com nossos amigos ou para se deslumbrar com a tela brilhante do nosso smartphone.
Fique em silêncio no cinema, com classe, e aproveite o espetáculo sabendo que você permitirá que os outros façam o mesmo.
Crédito: © FreepikTelefone antes de aparecer na casa de alguém
Antes de ir à casa de alguém, sempre avise a pessoa primeiro, por texto e por telefone. Há momentos em que até mesmo a visita de um amigo não é bem-vinda e esses momentos devem ser respeitados.
Crédito: © Pexels / Andrea PiacquadioDeixe as pessoas saírem do metrô antes de entrar nele
Não há muito a acrescentar. Dessa forma, ninguém perde a parada e tudo funciona sem problemas.
Crédito: © unsplash / Random InstituteCeda seu assento para aqueles que tem mais necessidade (e direito)
Seja no trem ou no metrô, sempre ceda seu assento para pessoas idosas, deficientes e mulheres grávidas. Em resumo, deixe que aqueles que precisam se sentar mais do que você se sentem.
Ficar de pé, talvez depois de um dia sentado em uma cadeira de escritório, não fará mal algum!
Crédito: © Pexels / Ketut SubiyantoOfereça um copo de água a alguém que o visite
Um copo d'água é uma pequena coisa excelente que sempre nos faz sentir melhor, pois nos hidrata. Ofereça-o sempre às pessoas que o visitam e você ajudará a criar uma atmosfera agradável.
Uma dica: adicione uma fatia de limão para obter um resultado excelente!
Crédito: © Pexels / Yaroslav ShuraevSempre responda a um convite
Seja ele físico ou digital, tenha a educação e a consideração de sempre responder a um convite.
Ao fazer isso, você ajudará o organizador do evento a conhecê-lo melhor e, o que é mais importante, não demonstrará indiferença para com aqueles que pensaram em você.
Crédito: © unsplash / Art LasovskySeja pontual
Você gosta de esperar quando alguém se atrasa para seu compromisso? Você acha que isso é respeitoso?
Obviamente, as respostas são negativas, portanto, tente ser pontual. Você demonstrará respeito pelas pessoas e por si mesmo.
Crédito: © Pexels / Ono KosukiRespeite a fila
Não tome o lugar de outras pessoas quando estiver na fila! É claro que isso é injusto e, ao fazer isso, você corre o risco de receber alguns palavrões, se tiver sorte...!
Crédito: © unsplash / Levi JonesNão interrompa o orador
Ser interrompido enquanto fala é irritante porque faz com que você pense que seu interlocutor não o está ouvindo e que o que você diz não tem importância.
É claro que pode acontecer de você interromper alguém, basta pedir desculpas pela interrupção e deixar que a pessoa continue a falar.
Crédito: © unsplash / Jarritos Mexican SodaRespeite o espaço pessoal dos outros
Sempre que possível, mantenha uma distância mínima entre você e estranhos. Não é nada agradável, por exemplo, ao sentar-se em um banco no parque, que uma pessoa se sente muito perto de você, talvez ignorando os dois bancos livres um ao lado do outro...
Crédito: © unsplash / Marjan BlanNão eleve o volume de sua voz
Às vezes, sem prestar atenção, principalmente quando estamos acompanhados, aumentamos o volume de nossa voz e acabamos irritando ou incomodando as outras pessoas na sala.
Manter o volume baixo não é apenas um gesto de atenção para com os outros, mas também uma maneira de tornar a conversa mais fluida e interessante.
Crédito: © unsplash / Deepika MurugesanNão faça muitas postagens
Assim como no mundo real é bom não levantar a voz, nas mídias sociais é bom não publicar demais. Não há necessidade de compartilhar tudo sobre o seu dia.
Os outros podem se sentir exaustos ao ver sua enésima publicação.
Crédito: © unsplash / Josh RoseColoque o celular no modo silencioso
Quando estiver em uma reunião, mas também em um restaurante, coloque o telefone no modo silencioso. Assim, você evitará atrapalhar ou interromper um discurso importante com um toque de celular inadequado.
Crédito: © unsplash / Jonas LeupeComente a aparência de alguém apenas se for fazer um elogio
Um comentário negativo ou sarcástico é capaz de estragar o dia de qualquer pessoa. Portanto, evite comentar qualquer coisa sobre uma pessoa, a menos que você queira fazer um elogio a ela.
Nesse caso, não exagere, mas sempre fale com sinceridade!
Crédito: © unsplash / Rémi WalleCorrija uma pessoa sempre em particular
Se tiver algo a dizer sobre como foi uma situação, sobre algo que foi dito e que não foi bom para você, ou qualquer outro comentário, é sempre melhor fazê-lo em particular.
Não há necessidade de adicionar olhares curiosos e constrangimento.
Crédito: © Pexels / Keira BurtonNão comente/critique as escolhas alimentares
Quando você conhecer alguém que não come carne, é vegano ou qualquer outra coisa, não comente/critique!
Todo mundo tem o direito de escolher o que é melhor para si mesmo. Não concorda?
Crédito: © unsplash / Jon TysonComo você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!