Ainda não sabe qual é o comida mais cara do mundo? Bom, realmente trata-se de uma simples curiosidade, mas o ser humano é curioso de natureza!
Ao menos já se perguntou quais são os mais caros e por quê? Dê uma olhada, selecionamos os 10 alimentos mais caros do mundo e cada um deles tem uma razão isso. Confira!
Os alimentos mais caros do mundo
Os preços de alimentos em geral podem variar dependendo de muitos fatores, como escassez, sazonalidade, demanda e oferta, bem como procedência. Aqui, selecionamos 10 alimentos geralmente são considerados os mais caros:
Crédito: © Pixabay / neelam27910. Vinagre Balsâmico de Modena
O vinagre balsâmico genuíno e tradicional de Modena, na Itália, é envelhecido por muitos anos e é considerado um condimento precioso e delicioso. Por ser um produto artesanal com longo processo de envelhecimento, uma garrafa de qualidade pode chegar a 200 euros.
Crédito: © unsplash / Addilyn Ragsdill @clockworklemon.com9. Melancia Densuke
Ela só pode ser encontrada na ilha japonesa de Hokkaido. É uma melancia que tem uma cor avermelhada-rosada característica em seu interior e apenas 10.000 unidades podem ser degustadas por ano. É considerada uma das melhores frutas que você pode saborear. No Japão, ela é dada de presente a pessoas com alto poder aquisitivo como símbolo de respeito e pode custar até 300 euros (1500 reais) por unidade.
Crédito: © Pexels / ROMAN ODINTSOV8. Café Kopi Luwak ou Café Civeta
Esse café é originário da Indonésia e é feito de grãos de café que foram comidos, digeridos e excretados por uma civeta de palmeira. O processo exclusivo lhe confere um sabor especial, tornando-o um dos cafés mais caros do mundo. Seu preço pode chegar entre 100 e 500 euros por quilograma.
Crédito: © Pexels / Aleksandar Pasaric7. Bife Kobe
São animais criados de acordo com a tradição da província de Hyōgo (Japão). A raça é exclusivamente japonesa e a carne é considerada uma iguaria, sendo famosa por seu sabor, manchas e textura marmorizada. Os bois são criados usando métodos específicos, o que a torna uma carne muito cara chegando a custar de 300 a 500 euros por quilo, ou até mais, dependendo da qualidade e do corte.
Crédito: © Pixabay / cegoh6. Queijo Pule
O queijo Pule é tradicionalmente produzido na Sérvia, ao norte de Belgrado na Reserva Natural de Zasavica. Esse queijo tem o leite de burra dos Bálcãs como matéria-prima. Ele é feito inteiramente à mão e tem um sabor defumado. Para fazer um quilo de queijo Pule, são necessários de 25 a 30 litros desse leite, cujo preço é de cerca de 45 euros/litro, portanto, o preço final chega a 1.000 euros por quilo.
Crédito: © unsplash / Anita Peeples5. Cogumelos Matsutake
Sua origem é japonesa, embora também possam ser encontrados em outros países. Elos crescem ao pé dos pinheiros e, quanto mais forte for o aroma, melhor será a qualidade e maior será o preço, que gira em torno de 1.800 euros, o quilo, se forem nativas do Japão. São difíceis de colher e seu consumo está associado à longevidade. As árvores que produzem este cogumelo foram praticamente dizimadas há alguns anos por uma infestação de insetos, o que causou um aumento absurdo no seu preço.
Crédito: © Pixabay / spiagol564. Melão Yubari King
Os melões Yubari King são produzidos no Japão, em estufas e obtidos a partir do cruzamento de frutas. Os mais valorizados vem da cidade de Yubari, em Hokkaido. Eles são é famosos por sua doçura e textura suculenta. Em 2013, os primeiros melões King Yubari foram vendidos por 4.800 euros o quilo, embora se diga que podem chegar a 6.000 euros o quilo.
Crédito: © Pexels / Any Lane3. Trufas brancas
A trufa branca é considerada o diamante branco da culinária gourmet, um sinal de alta gastronomia.É muito difícil encontrá-la, pois cresce em subsolo profundo e é necessário que porcos ou cães treinados a encontrem detectando seu cheiro único. As trufas brancas, especialmente a variedade Alba, são altamente valorizadas e podem atingir preços exorbitantes no mercado, sendo leiloadas por 5.000 a 6.000 euros, o quilo.
Crédito: © unsplash / CHUTTERSNAP2. Açafrão
O açafrão é a especiaria mais cara do mundo devido ao processo de colheita manual dos estigmas das flores de açafrão.Ele é conhecido também como ouro vermelho, cada flor possui apenas três pistilos que, depois de secos, se transformarão no açafrão que conhecemos.O preço do açafrão pode variar consideravelmente, dependendo da qualidade e da origem, mas geralmente é estimado entre 5.000 e 10.000 euros por quilograma.
Não confunda o açafrão verdadeiro com a cúrcuma, que costuma ser chamada de açafrão da terra.
Crédito: © unsplash / ali shefi1. Caviar Almas
O caviar é uma iguaria delicada e luxuosa que geralmente tem preços muito altos. Seu preço depende da variedade e da origem, sendo que o caviar de esturjão selvagem pode custar entre 2.000 e 10.000 euros/quilo, ou até mais.
O caviar considerado o mais caro do mundo vem do esturjão Beluga, mas com a particularidade de ser um esturjão albino que só pode ser encontrado no Mar Cáspio. Suas ovas são caracterizadas por uma cor muito semelhante à do ouro. São vendidas em latas de ouro 24 quilates e custam entre 15.000 e 25.000 euros por quilo.
Crédito: © Pexels / Rachel ClaireComo você se sente com esta matéria?
Engenheira e advogada de formação, com capacitação e experiência nas áreas de design, marketing digital, mídias sociais, fotografia, línguas, gastronomia e informática, teve a chance de reunir suas paixões em um trabalho dinâmico, criativo e multicultural. Depois de 10 anos como Area Manager e gerente editorial do site Receitas sem Fronteiras (Webedia Group e Groupe SEB), decide, juntamente com amigos, lançar o My Super News! - um site multilingue com um propósito único: oferecer um conteúdo positivo, simples e útil para ajudar, divertir e entreter o público de diversos países.