Lendo agora
Prazo e dicas básicas para declarar seu imposto de renda 2023

Onde existe vontade, existe um caminho!

 

English Français Italiano Português Español
Escuro Claro

Prazo e dicas básicas para declarar seu imposto de renda 2023

  • Como preencher a declaração de imposto de renda.
  • Eu preciso declarar minha renda?
  • Dicas para preencher o imposto de renda.
pessoa segurando um papel perto de documentos e calculadora

Não se trata realmente da época mais animadora do ano, mas não temos como evitar a temida declaração de imposto de renda! Então, selecionamos algumas dicas básicas para te ajudar no processo!

Vamos organizar as dicas cronologicamente para que você se organize e torne a tarefa mais fácil. A primeira coisa que você precisa conferir é se você se enquadra na lista das pessoas obrigada a declarar. Caso você esteja entre elas, o mais importante é ficar de olho no prazo. Não deixe para a última hora, imprevistos podem acontecer? Como toda tarefa chata, quanto mais rápido você faz, mais rápido você estárá liberado dela! As datas variam para pessoas físicas e jurídicas e elas não são as mesmas todo ano. Então, dê uma conferida no site da Receita Federal do Brasil.

Fase preparatória

Agora que você já sabe se tem que declarar a até quando pode fazê-lo, é hora de organizar os documentos. Você vai precisar ter em mãos na hora de preencher a declaração: informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas (médicos e planos de saúde), comprovantes de despesas com educação, comprovantes de pagamentos de aluguéis, etc…

Com a documentação separada e organizada, é hora de conferir qual tipo de declaração se enquadra melhor em sua situação, se a declaração simplificada ou a completa. Na declaração simplificada, você tem direito a um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto. Já na declaração completa, você vai poder deduzir as despesas dedutíveis como educação, despesas médicas, entre outras. O ideal é você racionalizar qual das duas vai te dar um desconto maior. Por exemplo, se você não tem dependentes, não estuda e quase não teve gastos médicos, provavelmente a simplificada vai ser mais interessante. E lembre-se, você pode simular as duas através do programa do IR da Receita Federal e então, decidir qual delas será enviada.

Chegou o momento de passar à ação! Para isso é preciso fazer o download do software específico no site da Receita Federal. Não tem nada de complicado, ele é bem interativo e você pode obtê-lo clicando aqui. Você pode baixar o programa para diversos sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux…) ou mesmo o app, para fazer a declaração no seu smartphone. Você também pode preencher tudo online, mas instalando o software, você tem mais tranquilidade.

Confira aqui as orientações da Receita Federal para instalação do programa.

homem em um escritório usando um computador

Informações básicas a serem prestadas

Uma vez que você tenha baixado o software e instalado (computador ou celular), é hora de preencher a declaração. Basicamente, seriam estas, mas cada caso é um caso, então, você pode ter mais ou menos coisas a informar:

  • Rendimentos: você vai precisar informar todos os seus rendimentos e também as fontes pagadoras. Entre os rendimentos estáo os salários, aluguéis, pensões, rendas com aplicações, poupança, entre outros.
  • Despesas dedutíveis: Se você optou pela declaração completa, deve informar todas as despesas dedutíveis que teve no ano calendário. Dentre elas estão as despesas médicas, com educação, contribuições para a previdência privada, etc. Lembre-se que você precisa ter os comprovantes necessários dessas despesas.
  • Bens e direitos: tendo bens e/ou direitos a declarar, você também precisa fazê-lo. Nesta sessão, estão contidos imóveis, veículos, contas bancárias, contas de poupança, investimentos, ações, dinheiro em espécie… Se for a primeira vez que um bem será incluído, informe o valor de aquisição e outros dados solicitados. Caso o bem ou direito já tenha sido informado anteriormente, parte das informações você recupera da declaração do ano anterior, bastando atualizar valores de acordo com as regras estabelecidas.
  • Imposto pago: você deve informar o os valores de imposto de renda já pagos ao longo no ano. Estamos dalando de imposto retido na fonte, carnê leão, …

Revisão e envio da declaração de imposto de renda

Depois que tudo estiver preenchido, você deve reler e revisar todos as informações fornecidas. Citamos aqui somente o básico, você pode ter outras informações a declarar como dívidas, valores em moeda estrangeira, doações, ganho de capital, etc. O ideal é salvar a declaração sem enviar, dê uma pausa, tome um café ou distraia-se um pouco no celular e, então, volte para revisar. Você estará com a cabeça mais fresca e relaxada e isso vai te ajudar a fazer uma revisão mais atenta.

Revisou? Conferiu? Tudo parece certo? Então, passe adiante e envie a declaração para a Receita Federal. Lembre-se de salvar o comprovante de entrega e também uma cópia da declaração em si.

Se você estiver com receio de enviar, o importante é não perder o prazo. Então, envie assim mesmo e, se for preciso, você sempre poderá retificar a declaração dentro do prazo previsto pela RF.

Salientamos mais uma vez estamos dando orientações básicas para você preencher sua declaração de imposto de renda. Na verdade, trata-se de um processo complexo e, se você tiver receio, dúvidas, se esta for sua primeira vez ou você se enquadrar em casos mais específicos e complicados, busque a ajuda de um contador ou profissional especializado!

E depois de enviar, não deixe de consultar no site da Receita Federal, a situação de sua declaração. Se ela foi processada sem problemas e, é claro, se você tem direito a restituição do imposto de renda!

Fonte: Receita Federal do Brasil

Como você se sente com esta matéria?
APAIXONADO
0
FELIZ
0
INSPIRADO
0
SURPRESO
0
TRISTE
0
Voltar ao início!