Mas será que é bom tomar banho todo dia? Devemos talvez fazer menos disso? Provavelmente você já se fez esta pergunta e, se ainda não sabe a resposta, continue a ler…

No mundo ocidental, aproximadamente 70-80% das pessoas tomam banho todos os dias. Por razões de hábito, por razões de higiene e por razões relacionadas com o bem-estar. Na verdade, o banho tem um importante efeito relaxante, principalmente sobre o sistema nervoso. Não é por acaso que nos sentimos regenerados no final do banho.
No entanto, as questões ambientais e de economia de água têm levantado gradualmente a questão da necessidade de tomar banho todo dia.
Naturalmente, quem realiza trabalhos físicos em que a transpiração é abundante ou para quem mora em locais quentes, deve-se tomar banho todo dia. Assim como quem treina, por exemplo, na academia. Mas será que alguém que passa o dia no escritório, sem grandes gastos energéticos e sem esforço especial, precisa de tomar banho todos os dias?
A resposta é não, não há necessidade. Além da importante economia de água, o banho diário significa o uso constante de produtos como o gel de banho e o shampoo que muitas vezes contêm substâncias que, a longo prazo, não são ideais para o pH da pele.
Harvard aconselha-nos a reduzir a frequência dos banhos, tentando também limitar a sua duração: entre três e cinco minutos deve ser o tempo máximo para um bom banho.
Uma última curiosidade: um minuto de banho consome 16 litros de água potável.
Fonte: Harvard Health Publishing
Como você se sente com esta matéria?
Apaixonado por espiritualidade, livros e cinema, há 10 anos se dedica à pesquisa e edição de conteúdos positivos e nutritivos para o corpo, mente e espírito. Como bom italiano sabe o que é bom comer e como viver verdadeiramente uma "dolce vita"!