Lendo agora
Quantos banhos deve tomar por semana?

Onde existe vontade, existe um caminho!

 

English Français Italiano Português Español
Escuro Claro

Quantos banhos deve tomar por semana?

Grande plano de um chuveiro a soltar gotas de água, criando uma cena nítida e refrescante no banheiro

Mas será que é bom tomar banho todo dia? Devemos talvez fazer menos disso? Provavelmente você já se fez esta pergunta e, se ainda não sabe a resposta, continue a ler…

Grande plano de um chuveiro a soltar gotas de água, criando uma cena nítida e refrescante no banheiro


No mundo ocidental, aproximadamente 70-80% das pessoas tomam banho todos os dias. Por razões de hábito, por razões de higiene e por razões relacionadas com o bem-estar. Na verdade, o banho tem um importante efeito relaxante, principalmente sobre o sistema nervoso. Não é por acaso que nos sentimos regenerados no final do banho.

No entanto, as questões ambientais e de economia de água têm levantado gradualmente a questão da necessidade de tomar banho todo dia.

Naturalmente, quem realiza trabalhos físicos em que a transpiração é abundante ou para quem mora em locais quentes, deve-se tomar banho todo dia. Assim como quem treina, por exemplo, na academia. Mas será que alguém que passa o dia no escritório, sem grandes gastos energéticos e sem esforço especial, precisa de tomar banho todos os dias?

A resposta é não, não há necessidade. Além da importante economia de água, o banho diário significa o uso constante de produtos como o gel de banho e o shampoo que muitas vezes contêm substâncias que, a longo prazo, não são ideais para o pH da pele.

Harvard aconselha-nos a reduzir a frequência dos banhos, tentando também limitar a sua duração: entre três e cinco minutos deve ser o tempo máximo para um bom banho.

Uma última curiosidade: um minuto de banho consome 16 litros de água potável.

Veja também
mulher sentada no sofá olhando para um smartphone

Fonte: Harvard Health Publishing

Como você se sente com esta matéria?
APAIXONADO
0
FELIZ
0
INSPIRADO
0
SURPRESO
0
TRISTE
0
Voltar ao início!